O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, exaltou o semipresidencialismo e defendeu a aplicação do modelo no Brasil.
“O poder é compartilhado pelo presidente da República com o primeiro-ministro, um pouco o modelo que se adotou também em Portugal”, disse Barroso, durante um evento na Câmara dos Deputados. “Um modelo que eu mesmo defendo como uma alternativa para o Brasil, porque me parece que tem algumas virtudes de estabilidade institucional.”
Diferentemente de Barroso, Toffoli acredita que o Brasil já vive semipresidencialismo
Em novembro de 2021, durante o 9º Fórum Jurídico de Lisboa, o ministro Dias Toffoli afirmou que o Brasil vive um semipresidencialismo sob o controle do poder moderador do STF.
Conforme Toffoli, a atuação do STF, ao lado do Congresso Nacional, foi fundamental para atenuar os impactos do novo coronavírus no país. “Governar não é fácil no Brasil”, observou Toffoli. “O sistema presidencial tem muita força, mas o Parlamento é a centralidade, na medida em que é no Parlamento que se formam os consensos das elites regionais, sendo a Justiça sua fiadora.”
Leia também: “As imagens imaginárias”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 186 da Revista Oeste
militantes, concursados ? Apenas Toffoli, REPROVADO, então dele não se espera nada, o Barroso, advogado de Batisti e tomador de eleições, como disse que não disse, não me representa, tem que se limitar a falar nos autos, aliás, tem um monte de processos acumulados, como todos eles, se uma das partes não for Bolsonaro, nada anda, palavra de quem acompanha o “não” trabalho do STF
Congresso , coloque o STF e seus Ministros no seu devido lugar.
As idiotices do Barroso, vulgo boca de veludo, não o preclude das consequências de suas ações psicóticas e chulas.
O povo brasileiro é muito estóico. Em outros paises o abuso e usurpações desses juizes esquerdopatas já teria causado uma revolução.
A culpa é do caPacheco que tem a autoridade de acabar com esses comunistas do STF, só que não. Covarde!
Sim, 50% eleito do os outros 50% ele.
xandao já é o primeiro ministro
Ao invés de expor seu ponto vista via argumentos com base em fatos e conjecturas plausíveis, não.
O indivíduo limitado, prepotente, vaidoso e com o poder nas mãos, conspira de modo geralmente imoral ou ilegal, para tentar impor, quer sob abdução, coerção ou algum dispositivo a tornar legal, sua maneira equivocada e torpe de ver a vida ou uma parte de sua dinâmica.
Assim é Barroso e são Fux, Toffoli, Lewandowski, Fachin, Rosa Weber e, no mínimo, também Carmen Lucia.
Indivíduos com proficiência apenas em português, no regramento jurídico e na lógica modal do socialismo, sem a mínima competência para sequer entender quaisquer outros assuntos das outras áreas do conhecimento, e sem um único voto de representatividade popular, se convencendo de que são os perfeitos, autênticos e ideais agentes de transformações sociais.
A loucura e a covardia desses, se não estancada a tempo, nos levará fatalmente ao caos, e lembremos, que nesse caso, a culpa não será do “mordomo” que mantemos atuando conhecendo do que é capaz de fazer!
Vai se consultar com teu macho lá na cadeia, aquele que te salvou lembra !
Quando o senado (em minúsculas mesmo) vai cassar esse criminoso, e os demais do stf (idem)? Aquilo é uma quadrilha, um antro de bandidos, tem que ser cassado!
A estabilidade instituicional começou a desaparecer exatamente quando ministros do STF começaram a invadir o espaço do legislativo e do executivo. Gente como Barroso e os demais membros do STF atual só atrapalham o país!