O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou,um pedido de soltura para o cacique Serere Xavante, preso temporariamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Na segunda-feira, 12, o cacique foi detido por ter supostamente praticado condutas “ilícitas e atos antidemocráticos”. Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. Na decisão, o ministro sustentou a “necessidade da garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e absolvição violenta do Estado Democrático de Direito”.
Segundo Barroso, o habeas corpus não foi instruído com as informações necessárias para esclarecer controvérsias. Além disso, para o ministro, o STF orienta o descabimento de impetração de habeas corpus contra atos de ministro, turma ou plenário.
Conforme a Suprema Corte, o cacique teria feito manifestações “antidemocráticas” em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília, no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde está hospedado Lula.
Cacique é alvo da PGR
Ao examinar o pedido da PGR, Moraes avaliou que a conduta do indígena apresenta riscos à sociedade. “A restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação”, argumentou.
A PGR entendeu que Serere Xavante estava se utilizando da posição de cacique do povo xavante para arregimentar ativistas e insuflar as manifestações. “A manifestação, em tese criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos”, informou a PGR.
Tem que ficar preso até se especializar no crime, depois vai ser solto com condições de ser candidato à Senador.
Perdeu Mané Sererê …
Cabral e Cacique começam com C. Em breve, o “genocida”, seus filhotes 01, 02, 03, 04 e muitos outros fanáticos irão parar na cadeia que também começa com C. Perderam seus manés. Vão chorar na porta dos quartéis seus ridículos!
Sobre a negativa de Barroso ao pedido de habeas corpus nada a comentar porque se trata de um Ministro ativista e apoiador de Alexandre de Moraes. Quanto ao Procurador Geral que encaminhou ao STF a questão, se tem mais uma vez a mediocridade desse Procurador que se faz omisso nas coisas mais retumbantes. Positivamente,. o Presidente escolheu muito mal essa figura dúbia de ministro e de amigo dos reis para ocupar a PGR
* André … simples é só a indaiada fazer o ÈLE com a Baby Consuelo fantasiada de toga de urubu cantando
” Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Mas agora eles só têm
O dia 19 de Abril …
… na cadeia é claro .. vão comendo Curimins, Cunhatãs e Manés que vem mais por aí.
….mas o Cabral, com mais de 400 anos de pena, foi solto.
Que País é este? A In Justiça manda soltar um bandido com penas condenatórias que ultrapassam 420 anos de prisão e manda manter preso um índio inocente, só porque estava protestando contra um corrupto que foi descondenado. Vai entender?
Ate quando nosso PAÍS estará no poder das mãos de um só homem??
Ele fica preso por prorestar, enquanto que, o cabral, fica solto após roubar milhões de reais; muito coerente! O ladrão não oferece risco, quem não aceita os desmandos esse é considerado criminoso.
Façam pesquisas “sérias” nas ruas p saber se o povo acredita em justiça no Brasil, fatos iguais a estes, Serere e Cabral, ratificam o pensamento do povo.
Para um índio mesmo q semi urbanizado isso é um crime. Cadê os artistas naturalistas da globo e de Hollywud para contestar esta barbárie. Quantos milhões de pessoas repudiam a presença de Lula na Presidência? Pelo.menos meyade fos eleitores. É difícil calar um por um
E solta o cabral…
Onde está o direito a liberdade de expressão?
Se fosse bandido já tinha saído, mas como é um índio vai ficar preso por pura discriminação racial. O sistema impõe aos indígenas a proibição de se manifestar desde os tempos de Cabral, o navegador, não o bandido.
Barroso estava junto no exame de corpo de delito do cacique Serene, ficou muito impressionado com o tamanho do volume do cacique. Decidiu apreciar mais alguns dias.
Boa…
Paulo Briguet (escritor e jornalista, editor-chefe e colunista do Brasil Sem Medo): O crime sem castigo leva ao castigo sem crime. Uma sociedade que não pune seus criminosos fatalmente irá criminalizar cidadãos inocentes. Uma das bem-aventuranças do Sermão da Montanha diz respeito à justiça. Em Mateus 5:6 está escrito: Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Isso significa que a justiça é um anseio que habita o coração do homem. Obrigar o homem a viver sem justiça é como tentar fazê-lo viver sem coração.
Já um ladrão condenado a mais de 400 anos de prisão o STF lhe concedeu habeas corpus. Que vergonha e triste!
Já um ladrão condenado a mais de 400 anos de prisão o STF lhe concedeu habeas corpus! Que vergonha e triste!
A. Imorais está certo, tem que manter o cacique preso, ele é “antidemocrático”????, já o Sérgio Cabral et caterva…..
É o poste urinando no cachorro.
Cabral será solto. Ele não vai conseguir ficar 400 anos preso, então solta ele. O cacique pode ficar pq é só 10 dias, quem mandou se pronunciar com suas opiniões.
O cacique Serere Xavante, é um grande bandido. Já o Cabral é um cidadão digno que não pode ficar preso. Alguém é capaz de ter orgulho.