O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, reiterou os ataques ao voto auditável. “Já passou o tempo de golpes, quarteladas, quebras da legalidade constitucional. Ganhou, leva. Perdeu, vai embora”, declarou o juiz, em entrevista publicada no jornal O Globo, neste domingo, 30. Para ilustrar as críticas, Barroso lembrou dos Estados Unidos, cujas eleições federais foram judicializadas: “Trump esperneou muito, mas está na Flórida, não em Washington”. Segundo o magistrado, não há lugar no Brasil para a “não aceitação dos resultados legítimos das urnas eletrônicas”.
Barroso defendeu os equipamentos atualmente utilizados no processo eleitoral, e garantiu que são auditáveis. “A urna eletrônica possui um arquivo que funciona como a velha urna de lona, armazenando todos os votos, sem a identificação do eleitor, naturalmente. Esse registro possibilita a recuperação dos votos para sua recontagem eletrônica”, disse. Para o juiz, quem defende a impressão do comprovante do voto desconhece como o atual sistema é seguro e transparente. “O processo eleitoral é seguro e vai proclamar quem efetivamente venceu. O resto é espuma e fumaça”, afirmou Barroso.
Urnas eletrônicas em xeque
Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seis meses antes [das eleições], compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, na quinta-feira 20, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.
“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Bruzano.
Brasileiros em defesa do voto auditável
Conforme noticiou a Revista Oeste, milhões de manifestantes se reuniram no Dia do Trabalhador para apoiar o voto auditável. Hoje, uma proposta de emenda à Constituição tramita na Câmara dos Deputados. De autoria da presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), a medida estabelece a impressão do comprovante do voto. Assim, o eleitor pode verificar quem escolheu para ocupar determinado cargo. O papel, em seguida, cai noutra urna, com a finalidade de que, futuramente, uma das partes concorrentes possa pedir a auditoria do processo.
Leia também: “Tudo o que você precisa saber sobre o voto auditável”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Com o voto auditável, sem fraude, teremos um novo legislativo e aí, boas chances de aprovar a CPI LAVA TOGA.
Eles não vão permitir o voto impresso e auditavel, se não todo esforçco deles pra livrar o bandido e tornalo elegivel ira por agua abaixo!! o meliante não consegue dar 2 passos na rua mas a midia e os institutos de pesquisa esquerdopatas já dão vitoria a ele para legitimar o golpe, o Barroso já tem o resultado das eleicões nas mãos dele, ta pronto já, somos uns idiotas de aceitar isso e ir lá no dia achando que estamos votando em alguem, pra onde vai este voto buraco negor ai, é uma vergonha isto kkk
Qual é a do Barrosão, ele tem mais é que aceitar o que o povo quer e ponto final, afinal ele está ainda presidente do TSE …
Ministro partidário, ….antes de julgar já dá a sua opinião e antecipa o voto….. Esse comportamento não é digno de um julgador….
Esse cara é um energúmeno, afinal ele está presidente do TSE e deve aceitar a vontade do povo e o que o Legislativo aprovar e calar a boca…
Aqui se encontra uma alienado limitado cidadão, de de tão embotado, suas feições espelham essa característica, presunçoso e prepotente, afirma uma aberração dessa como se todos nós fossemos idiotas iguais!
muito triste termos tantas pessoas no lugar errado em pontos importantes de nossa República!
empáfia e má fé, com pitadas de burrice e mau caráter!
Voto AUDITAVEL é o exercício da cidadania
Canalha, arrogante. Se sente um ungido, capaz de definir o que é o melhor para o país. Esse tirano de toga, que não passa de um advogado de terrorista, a partir de agora deve ser objeto de nosso repúdio diário e de uma série de pedidos de impeachment. Esse medíocre é mais um que nao deveria estar onde está.
Ahhhh! Agora estou bem mais tranquilo! Ele disse que garante e que as eleições americanas não tiverem fraude! Ufa! Obrigado divino juiz!
Atualmente…Urnas do TSE: Vc vota no João e vai pro José!!!!
Não é possível! Por trás dessa defesa tão aguerrida tem algo de podre. Fica mais claro a cada dia…
A imparcialidade desse juiz já diz a que veio. Depois de defender Cezare Batistti não deveria se pronunciar em mais nenhum assunto.
Senhor ministro Barroso. Quem está dando golpe no Brasil e no povo brasileiro é o STF libertando o maior LADRÃO,CORRUPTO , CANALHA – LULA. Nós queremos o voto impresso e auditável para impedir uma manobra do STF e TSE. Chega de corrupção vocês não tem o direito de LEGISLAR ,eu não AUTORIZO. #StfDaVergonha HIPÓCRITAS #FechadoComBolsonaro #EuQueroVotoImpresso
Qual o problema de se confirmar o processo? Não é dinheiro, o STF gasta tanto quanto, apenas com funcionários para arrastar suas cadeiras( parecem senhores feudais), e como assim, “golpe”, se o processo tramita na Câmara??? Está dizendo que os deputados, que estão nos representando, são golpistas? Isso mesmo?
Passou mesmo, sr. Barroso. Contrariar a vontade do povo, é o maior de todos os golpes. Quem avisa, amigo é.
Pq tanto medo da transparência?
Depois que soltaram o bandido de nove dedos esperar o que dessa turma do STF?
Não tem CPI para investigar esse sujeito??? Que medo é esse? Porque não relaxa e aceita o que o congresso decidir? Muito estranha essa ira.
Já dá para prever o STE contratando os mesmos hackers que infernizaram nossa honra e esperança e que deram início ao fim da maior e mais bem sucedida operação anti corrupção no Brasil. É fácil imaginar o resultado das urnas depois que tais hackers entrarem no sistema eletrônico das urnas.
Ministro, deixe de ser comunista, surdo e cego! Nós, que pagamos seu salário, queremos urnas eletrônicas com impressora!
Esse insano Barroso não consegue imaginar os graves conflitos sociais que teremos sem que o eleitor tenha a transparência do voto nas urnas eletrônicas? Nada entende de auditoria e desconhece a única forma de audita-las com o VOTO IMPRESSO. Já foi convidado para comparecer no Congresso para esse debate e parece querer postergar para impedir sua aprovação até Set/2021.
Esse é um idiota completo! Pateta!
Ativismo judicial.
Por que têm medo do voto auditável?
O maior golpe contra a democracia brasileira é ter um sujeito desse como ministrado STF.
por falar de tempo que passou, a PEC da bengala deveria cair ja’
Primeiro que juíz não é p estar na mídia todo dia atacando o governo ou tecendo opiniões, juiz analisa e julga, apenas, segundo, só tem uma explicação p barroso ser contra o voto impresso, essa seria a única janela de “oportunidade” p lula voltar a saquear o país.
Prq ser contra um processo que é mais uma medida que garantirá segurança e posterior auditoria ao resultado das eleições????
Se câmara e senado aprovarem o voto impresso estarão realmente representando a vontade popular.
Só no pra ver o dia em que Barroso e Cia sairão algemados diretos pra cadeia. Vamos orar.
Trump perdeu? Veja o que está acontecendo no Arizona, seu imbecil! EXATAMENTE por falta de confiabilidade, o que se vê é uma destruição completa da democracia norte-americana!
O TEMPO DOS GOLPES NÃO PASSOU NÃO SEU BARROSO!!! TANTO NÃO PASSOU QUE O ÓRGÃO AO QUAL O SENHOR PERTENCE NÃO HESITOU EM ANULAR ATOS JURÍDICOS PERFEITOS, REFERENDADOS POR DESEMBARGADORES E MINISTROS DE INSTÂNCIAS DIFERENTES, E ANULOU CONDENAÇÕES DE LULA, SOB ARGUMENTOS RISÍVEIS!!! O TEMPO DOS GOLPES NÃO PASSOU NÃO SEU BARROSO, POIS O ÓRGÃO AO QUAL O SENHOR PERTENCE INSTAUROU INQUÉRITO NO QUAL EXERCE AS FUNÇÕES DE VÍTIMA, ACUSADOR, DELEGADO DE POLÍCIA, INVESTIGADOR E JUIZ, TUDO SEM QUE HOUVESSE A DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DO RELATOR!!! QUALQUER ESTUDANTE DE DIREITO PERCEBE ISSO SEU BARROSO!!! SIMPLES ASSIM!
Essa bichona está precisando de um bom corretivo e receberá em breve, através da democracia com a lei do voto auditável. Quero ver se estes abutres terão a coragem de dizer novamente que é inconstitucional. O pau irá quebrar se isto ocorrer.
Primeiro: a eleição americana foi fraudada. A maior fraude eleitoral da história.
Segundo: os demônios esquerdistas querem fazer o mesmo aqui nas terras tupiniquins.
Terceiro: Barroso e trupe são cana lhas golpistas ideológicos.
Sim, seu Barroso. Passou o tempo de golpes. Golpe quem quer dar o TÊESSEÉ, gerido por você. Por que tem tanto medo do voto impresso? Medo da verdade?
Esse assunto precisa de um gerente competente (uma comissão, que seja), com um procedimento claro e transparente para definir : i) a equipe de análise, ii) as etapas da análise e iii) a conclusão. É similar à discussão sobre a eficácia da coronavac: até hoje não se sabe se é eficaz, e nem há um procedimento estruturado para se obter a resposta. Enquanto isso há um bate-boca interminável e cansativo entre os dois lados, ambos com argumentos espúrios (achismos) que não levam a nada. Cada lado elenca um professor, ora da USP ora da COPPE ora de Campinas, dizendo qualquer coisa para legitimar a conclusão que o debatedor da vez defende. É disfuncional.
Barroso pra defender as urnas sem auditorias do Brasil usa o exemplo da eleição americana hehehe … é pra rir … uma eleição que foi bagunçada de propósito pra quebrar a ordem constitucional de lá … Biden é o presidente mais popular da história americana, segundo as informações oficiais e aí se vc questionar … vivemos uma encenação estilo Matrix …
Estou cada vez mais desconfiado desse Barroso. Ele age como se fosse culpado de alguma coisa.
Cara, tenho a mesma impressão.
Essa pintosa petista e uma piada.
Tenho certeza disso…
Alguém pode me dizer a razão que levou esse ministro a defender com tanto ardor e cega determinação a atual urna eleitoral eletrônica, um sistema de apuração de votos que, 25 anos depois da sua implantação aqui, nenhum país do chamado mundo civilizado o aceitou? Tivesse responsabilidade com as suas atribuições de magistrado, seria o primeiro a ficar do lado do povo que, aos milhões, está na rua exigindo a mudança. Aprendemos no primeiro ano na Faculdade de Direito que o juiz só deve se manifestar nos autos. No Brasil, esse Barroso corre aflito em busca dos holofotes da imprensa, ao contrário do comportamento de integrantes de tribunais superiores de outras nações do mundo civilizado que, a todo custo, evitam se manifestar pela imprensa.
Além de arrogante esse advogado é burro. Não entende nada de TI e fica prontificando. Gente de terceira categoria, defensor de terrorista assassino.
Qual a dificuldade de atender os anseios dos brasileiros? Depois da proteção que o STF fez para proteger o corrupto lula, ninguém dúvida que vai ter fraude.
Perto desta coisa, Gilmar parece uma boa pessoal.
Meu Deus!! De onde surgiu uma aberrarão dessa!!
Quem decide isso é o Congresso Nacional e quem manda neles é o povo! Esse Barroso é zero à esquerda!
É um canalha ditadorzinho esse bostinha esquerdopata. Tá achando que vai levar no grito.
É impressionante a má vontade desse juízeco em cumprir a vontade do povo. Se a PEC do voto auditável for aprovada – e torço que seja – quero ver se o STF vai barrar. Aí vai dar m….
Paspalho esse senhor.
O voto auditavel é imprescindível para lisura do processo de votação. Principalmente nesta época que estamos vivendo onde a maioria dúvida dos juízes eleitorais.
Como a eleição é um ato administrativo poderia até ser um organismo diferenciado e independente do poder judiciário.
O que esse Barroso tem tanto medo hein?
Passou o tempo, sim… Só é preciso dizer a ele.
Ministro do STF que defende liberação da maconha e assassinato de fetos não pode ter lugar de fala. Já passou do tempo é de jogar fora essas urnas da idade da pedra. Tem que ter TRANSPARÊNCIA na apuração.
Urna eletrônica sim, auditavel sim, com recibo sim. Se não é “gopi”