publicidade
Política

Sem provas, ex-presidente do PT chama atentado contra Trump de 'encenação'

Ricardo Berzoini foi ministro de Lula e Dilma e comandou o Partido dos Trabalhadores na época do Mensalão

Ricardo Berzoini durante seminário em comemoração aos 34 anos do PT, na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2014 | Foto: Gustavo Bezerra/Flickr/PT na Câmara
Ricardo Berzoini durante seminário em comemoração aos 34 anos do PT, na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2014. Ele não acredita na veracidade da facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018 | Foto: Gustavo Bezerra/Flickr/PT na Câmara

Uma das lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) usou as redes sociais para espalhar teorias da conspiração no caso do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, neste sábado, 13. Ricardo Berzoini externou não acreditar na veracidade do caso.

“Acreditar no ‘atentado’ contra Trump é o mesmo que crer na facada (fake ada) de Juiz de Fora em 2018″, afirmou Berzoini, que foi o presidente nacional do PT de 2005 a 2009. “Foi uma encenação mal ensaiada. O golpista fascista quer derrotar o genocida do povo palestino com essa canastrice?”

Receba nossas atualizações

Para tais afirmações, o petista não apresentou provas ou indícios. Diferentemente da postagem dele, autoridades norte-americanas confirmaram a veracidade do crime que tinha o republicano como alvo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Serviço Secreto dos EUA, por exemplo, afirmou que um atirador efetuou disparos. De acordo com o órgão, um apoiador de Trump morreu. Além disso, outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. Um dos disparos acertou de raspão a orelha direita do ex-presidente.

O Federal Bureau of Investigation (FBI) definiu o caso como tentativa de assassinato de Trump. O FBI também confirmou a identidade do responsável pelo atentado: Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, que morava em Bethel Park, na Pensilvânia. Agentes de segurança eliminaram o criminoso logo depois dos disparos.

Assim como o atentado contra Trump, que foi atingido enquanto discursava em comício em Butler (Pensilvânia), não há evidências de que o caso de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, tenha sido fake. No dia 6 de outubro de 2018, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro foi esfaqueado na região do abdômen.

Desde do episódio, Bolsonaro passou por diversas cirurgias abdominais, uma vez que teve o aparelho digestivo afetado pela facada. Apontado como autor do crime, Adélio Bispo segue preso até hoje.

Quem é Ricardo Berzoini

O político que, sem provas, acusa de fake o atentado contra Trump e o esfaqueamento de Bolsonaro já teve espaço na alta cúpula petista. Em outubro de 2005, em meio ao escândalo do Mensalão, Ricardo Berzoini tornou-se presidente nacional do PT. Permaneceu no cargo até o fim de 2009.

Aos 64 anos de idade, Berzoini também teve vez no Poder Executivo. Foi ministro tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff. Ficou à frente de pastas como Previdência Social, Trabalho, Relações Institucionais, Comunicações e Secretaria de Governo.

ricardo berzoini nos tempos de deputado federal
Ricardo Berzoini nos tempos de deputado federal pelo PT de São Paulo | Foto: Reprodução/Flickr/PT na Câmara

Além disso, Berzoini cumpriu quatro mandatos como deputado federal. A saber, ganhou eleições para o Congresso Nacional de 1998 a 2010, sempre pelo PT de São Paulo.

Leia também: “Nova York reforça segurança na Trump Tower depois de atentado contra ex-presidente”

E mais: “Fotógrafo relata momentos de terror em atentado contra Trump”

33 comentários
  1. Valdir José thibes vargas
    Valdir José thibes vargas

    Ser típico do PT.
    Maldoso.perverso e deveria estar na cadeia.so desperta e prolifera ódio.

  2. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Ridículos. O chefe dele diz q esta indignado com a violência política, solidarizando-se com Trump. Mas tinha dito q a facada do Adelio foi fake.
    Qu pagou o advogado q foi de Porche visitar o Adelio?

  3. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    Tomara que a fake que Bolsonaro recebeu, o atinja bem certinho, ou algo com uma .50 também, mas não na orelha. Quem sabe assim, ele e seus outros cupinchas, parem de falar asneiras.

  4. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Pensando bem, é uma baita inteligência isso. Coloca um tipo que não tem nenhuma importância no contexto para falar essas bobagens. Como um dia ele foi algo, a imprensa cai na armadilha e os boatos começam. Tudo calculado e nós caímos como patinhos, toda vez.

  5. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Até quando teremos que ouvir que um crime ainda sem esclarecimento foi fake? Por que a Oeste dá espaço para esse ex-cremento falar?

  6. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    De que esgoto ressurgiu essa ratazana petista? A revista Oeste dá destaque para essa enfermidade falar suas estupidez?

  7. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Atenção: mais um na lista de suspeitos de mandantes em Juiz de Fora.

  8. Christian
    Christian

    Com essa cara de porco que come lavagem, deveria se calar…!

  9. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    E no UOL, filho bastardo do Grupo Folha de São Paulo, a CENSURA tenta acudir o desgoverno Lula III. Como eles não fizeram uma linha sequer sobre o episódio de afastamento de funcionários da Caixa por DEFENDEREM as finanças da entidade, que não avalizaram o aporte de 500 Milhões de Reais conforme Oeste denunciou, para o Banco que com Ações no STF bancou regabofes para os afetados Ministros do próprio STF. Reinaldo Azevedo, Josias de Souza e Ricardo Kotscho CENSURARAM o meu comentário.
    Vejam.
    ” Senhor, destarte ativo para pautas que lhe são impostas, ouso dizer que não vi uma palavrinha sequer para um novo escândalo do Governo Lula. Lembra do Banco Master que patrocinou evento de Ministro do STF, tendo Ações do seu interesse na Corte? Pois é. O Antagonista em 13/07/2024 “O “bom negócio” do Banco Master com a Caixa” “Gerentes perderam cargos na estatal após se oporem a operação arriscada; presidente do Master se diz surpreso com revelação de relatório” É bom lembrar o episódio da funcionária do Santander demitida a pedido do Lua, que tascou isso. “Essa moça tua que falou não entende porra nenhuma de Brasil e nada de governo Dilma… pode mandar embora”, discursou Lula em palanque” E mais ” O tempo mostrou de forma avassaladora, com o peso de um impeachment, que a analista do Santander estava correta.” Então, gostaria de ler a sua opinião sobre mais este escândalo do Governo Lula. Comentário SALVO, caso CENSUREM!”

  10. Luciano Espinheira Fonseca Junior
    Luciano Espinheira Fonseca Junior

    Vá trabalhar CARA. Por que São Paulo nos “presenteia” com políticos desse tipo?!?! O panículo adiposo, em excesso, o denuncia!!!

  11. Marcelo Castelo Branco
    Marcelo Castelo Branco

    Este Berzoini é um desqualificado! Aliás, esta é uma característica da esquerda em geral. Quando não possuem argumentos, partem para as mentiras, insistindo nelas várias vezes até que virem “verdade”, num comportamento claramente nazista, seguindo s ditames de Goebels.

  12. Ricardo
    Ricardo

    Ei Alexandre de Moraes, cadê você? Isso é uma das mais eloquentes fakenews que vi , porque esse canalha não é indiciado no tal processo das fake News? Urgente, polícia federal, indo prender o propagador, a mando de vossa excelência.

  13. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    Fazia tempo que eu não ouvia falar desse elemento. Ele está roubando aonde agora?

  14. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Esse canalha é frustradopor ter sido concebido na zona.

  15. Vicente Lino
    Vicente Lino

    Esse abjeto, imoral foi figurou no escândalo do mensalão e nunca tomou, nem vai tomar vergonha na cara. Safado, desonesto e desprezível .

  16. Ricardo Alvarez
    Ricardo Alvarez

    Eu não compreendo como é que conseguem dar voz à mortos-vivos como esse cara. De um morto-vivo como este só pode sair o mau cheiro de suas carnes podres.

  17. Elias
    Elias

    Pessoal da direita precisa reagir veementemente contra esses filhos de pai não sabido que conseguem falar essas asneiras…Temos que reagir …ESTAMOS LIDANDO COM BANDIDOS!!!

  18. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    A Direita… Os CONSERVADORES infelizmente NÃO TEM essa “pegada” de chacinar o contraditório no Atentado… SÓ os conservadores RELIGIOSOS Islâmicos tem esse ímpetos…. A Direita é muito passova e termina como no 8 de janeiro e seus presos políticos ABANDONADOS… CADÊ os PARENTES desses Presos?! Cadê Greve de FOME e acampamentos na entrada da Papuda?!
    PARA atenuar esses assassinos da Esquerda… só no olho por olho.

  19. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    Jumento sempre espalhando bos // ta, tremenda diarreia com quatro patas.

  20. Judson Franchi
    Judson Franchi

    Esse dejeto é L de lixo petralha. Triste é a tragédia dos asnos encantados não ser encenação.

  21. jose luiz
    jose luiz

    Faço votos que receba um monte de facadas iguais a q deram no Bolsonaro, bem como uma saraivada de balas iguais as do Trump, já diz que foram fakes. Aí verá a diferença entre ser imbecil alienado e ser realista.

  22. Luís Fernando Belix
    Luís Fernando Belix

    Um direito dele negar a realidade. Um direito meu acreditar que o Berzoini é um completo imbecil.

  23. Lincoln Marcelo Pacheco de Menezes Veras
    Lincoln Marcelo Pacheco de Menezes Veras

    Insano, imbecil, enquanto houve analfabeto nesse país um idiota desse terá voz.

  24. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Berzoini pilantra, vagabundo, corruPTista, escória, fdp, ladrão, lazarento, desgraçado, vais morrer fuzilado e esfaqueado logo, logo …aí vc dirá vou fake no teu CÚ.

  25. Hermes
    Hermes

    Esperar o quê de quem não acredita em Deus e acredita em ladrões? O que ele acha ou deixa de achar não interessa a ninguém. Ele que se mantenha no buraco da insignificância como alma penada que é.

  26. Route 66
    Route 66

    Apenas um sanguessuga do dinheiro público vomitando asneiras.

  27. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Canalhas , vcs estão decepcionados por não ter sido fatal , vcs são a escória da sociedade, amantes do dinheiro público, a capivara desse que falou besteira vai daqui a Marrakech.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.