O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou sua vinda ao Brasil neste ano em uma ligação com Lula, nesta quinta-feira, 7. O chefe de Estado norte-americano visitar Manaus (AM) e Rio de Janeiro entre 17 a 19 de novembro deste ano.
“Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico, a primeira visita de um presidente dos EUA”, informou a Casa Branca, por nota.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Já no Rio de Janeiro, o presidente norte-americano se reúne com Lula, no âmbito da Cúpula do G20. Ele vai reforçar “a liderança dos EUA em matéria de direitos dos trabalhadores e crescimento econômico limpo”.
“Durante o G20, o presidente Biden demonstrará a forte proposta de valor dos Estados Unidos para os países em desenvolvimento e levará o G20 a trabalhar juntos para enfrentar desafios globais compartilhados como fome e pobreza, mudança climática, ameaças à saúde, e o peso da dívida dos países em desenvolvimento”, acrescentou a nota.
Lula e Biden conversam por telefone
Lula conversou com Biden por cerca de 30 minutos nesta terça-feira. O Palácio do Planalto também soltou uma nota, em que anuncia que o presidente dos EUA vai “aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”.
Os chefes de Estado também discutiram a vinda de Biden a Manaus antes da Cúpula do G20, além de organizarem a “reunião bilateral no Rio de Janeiro”.
“Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos”, informou a nota. “Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima.”
30 de minutos de confusão mental? Coitados os tradutores.