O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira, 6, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conduz “um julgamento político de esquerda”.
Bolsonaro se refere ao julgamento marcado para a terça-feira 10, envolvendo três ações que o têm como alvo. O ex-presidente é investigado por suposto abuso de poder político durante as eleições de 2022.
“Não sei o que vai acontecer”, disse Bolsonaro. “O TSE é um julgamento muito político, de esquerda. Isso é ruim para a democracia.”
+ Barroso se reúne hoje com CUT e outros sindicatos
O ex-presidente fez a declaração em Belo Horizonte, onde participará de um evento religioso com a mulher, Michelle, e o deputado Nikolas Ferreira.
Além disso, Bolsonaro criticou a motivação por trás do julgamento e aproveitou para mencionar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também realiza transmissões ao vivo no Palácio da Alvorada.
“Querem me processar por fazer live no Alvorada”, constatou. “Foi minha casa quando eu era presidente. O atual mandatário faz live lá. Com uma diferença enorme, né? Ele fala para os passarinhos. Eu falo para multidões.”
As três ações de investigação judicial eleitoral tratam da suposta utilização por Bolsonaro de prédios públicos federais para a realização de atos de campanha, o que é vedado por lei.
A condenação de Bolsonaro pelo TSE
Em 30 de junho, o TSE declarou Bolsonaro inelegível pelo período de oito anos, a contar das eleições de 2022. Ele só poderá voltar a disputar eleições a partir de 2030.
+ Nunes, sobre volta de Salles à disputa por São Paulo: ‘Construção está um pouco estranha’
A maioria dos ministros entendeu que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.
Leia também: “Governador do Rio de Janeiro diz que máfia opera no Estado”
O TSE junto com o Moraes são os maiores vilões deste país e responsáveis por termos um impostor, um presidente ilegítimo no comando da nação. O roubo da eleição foi praticado no TSE e se esse tribunal não for extinto, continuará causando serios danos irreversíveis ao nosso país.
Até quando a nação brasileira vai gastar recursos necessários para saneamento básico, saúde e segurança com essa gente inútil que nos consome R$10 bi sendo que 64% com salários.
O TSE deveria ser extinto.
Em nenhum país desenvolvido e decente isto existe.
Todos sabem que a credibilidade do TSE é abaixo de ZERO
O negócio nesse país é ser bandido, aí a justiça te protege.
O que todos que tem bom senso sabem. TSE foi o maior cabo eleitoral do Lula. Só não enxerga quem não quer.
Nen dá mais pra comentar porque não há nada mais a ser dito