Sem citar diretamente a França, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 9, que, quando ocorre algum problema na Amazônia, a maioria dos países entende, mas alguns tentam se aproveitar “politicamente” da situação.
A declaração foi dada no lançamento do programa Adote um Parque, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que busca interessados em investir em parques, inicialmente, na região amazônica.
Leia mais:
“Banco do Brics libera R$ 5,4 bi ao Brasil para combate à covid-19”
A primeira empresa a embarcar no projeto foi a francesa Carrefour, que se comprometeu a investir R$ 4 milhões por ano em uma área de conservação de Rondônia. O presidente do Carrefour no Brasil, Noël Prioux, participou da cerimônia. Bolsonaro reforçou a parceria histórica entre Brasil e França e disse que as duas nações têm de ser amigas.
“Quando acontece algum problema, a grande maioria dos países entende isso, mas uma minoria usa politicamente”, disse o presidente.
Desde o início do governo, Bolsonaro tem criticado a postura do presidente francês, Emmanuel Macron, que, segundo ele, faz campanha contra o Brasil “o tempo todo”. A França, inclusive, tem colocado obstáculos na ratificação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
O elo entre França e Brasil
No discurso, o presidente fez referência ao território da Guiana Francesa, destacando que Brasil e França são vizinhos e não têm razão para se distanciarem (em termos comerciais e diplomáticos). Ele lembrou também a vastidão da Amazônia, dizendo que ela é maior que a Europa Ocidental.
Bolsonaro destacou ainda que, embora existam problemas, o Brasil é a nação que mais preserva o meio ambiente.