O ex-presidente Jair Bolsonaro comparou o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ditador cubano Fidel Castro. A comparação foi feita nesta sexta-feira, 15, pelo fato de o petista comemorar a ida do “comunista” Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário do Paraná na Assembleia Legislativa do Estado (Alep). Durante discurso, o ex-presidente disse que a fala de Lula a respeito de Dino lembrou um discurso realizado por Fidel ao assumir o governo de Cuba, em 1959.
“Vimos agora a alegria desse cara que está aí: ‘Estou muito feliz, botei um comunista dentro do Supremo’””, disse o ex-presidente, que evitou citar Lula nominalmente. “Exatamente igual ao tratado aqui no momento. Os caras sempre lutam pelo poder.”
O ex-presidente se referiu ao discurso de Lula na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília, na última quinta-feira, 14. Na ocasião, o petista comemorou a entrada do comunista ao STF. “Pela primeira vez na história desse país conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista”, disse Lula.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse em entrevista à TV Brasil, em 2015, que é necessário ser coerente e que, enquanto “socialista, comunista e marxista”, ele faz “o que Lenin recomendava”. Em outra ocasião, também em 2015, Dino reforçou que era “comunista, graças a Deus”.
Bolsonaro criticou o número de ministros de Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro aproveitou a oportunidade para criticar a atual gestão do Executivo federal. Ele afirmou que não dá para comparar o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além disso, Bolsonaro criticou a grande quantidade de ministérios do atual governo. “38 ministérios. Nem Lula sabe o nome de uma dúzia”. A gestão bolsonarista chegou ao fim, em dezembro de 2022, organizada em 22 ministérios.
Na Alep, Bolsonaro ainda criticou as decisões do STF. Ele disse que, enquanto presidente, “ninguém ousava botar em prática, ou tentar botar em prática, a liberação do aborto, da maconha, a relativização da propriedade privada, o marco temporal, entre outras maldades”.
Leia também: “Bolsonaro: Moro perdeu o apoio da direita”
Os temas citados por Bolsonaro foram temas pautados pela então ministra Rosa Weber neste ano. Ela se aposentou no STF no fim de setembro, o que abriu a possibilidade para Lula indicar justamente o “comunista” Flávio Dino para a Suprema Corte do país.
Por fim, o mais novo cidadão honorário do Paraná chamou de “covardia” as condenações que têm sofrido os manifestantes dos atos de 8 de janeiro. “Quem sofre mais são aqueles condenados a 17 anos de cadeia em Brasília.”
Leia o artigo da jornalista Ana Paula Henkel “Um comunista no STF. E agora?” publicado na Edição 195 da Revista Oeste
Hoje vendo o Bolsonaro discursando para meia duzia de paranaenses, inclusive o Isentão Ratinho, me da um desanimo abissal, o papo é o mesmo, quatro linhas, facada, quase morri, enquanto a narrativa dele é a mesma, os comunistas vão colocando a trolha no anus do Brasileiro sem dó, O Brasileiro tem que saber que Bolsonaro é alvo na testa, e que qualquer arroubo de coragem sera o Xilindró, ele e seu filho Flavio estão e sempre ficarão com o rabo entre as pernas, a unica esperança é esperar Nikolas Ferreira ganhar envergadura politica, e alguns cabelos brancos, para que possamos realmente ver a direita raiz renascer no Brasil, qualquer coisa alem disso é utopia, vamos cansar de ver um Flavio Bolsonaro votando contra uma CPI da lava toga, Damares achando que o Flavio Dino é uma assumidade, Eduaro Bolsonaro entrando na fila de comprimentos de Flavio Dino, e por ai vai, portanto não se iludam, serão 30 anos de escuridão, que Deus tenha piedade de nós!!!
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, e a ter vergonha de ser honesto”.
Autor: Rui Barbosa.
“Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime NÃO ESTÃO VISANDO O BEM DO POVO, MAS SIM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES”.
Autor: General Ernesto Geisel.
Esta frase confirma bem que, aqueles que lideraram o fim do Regime, agora estão explorando e massacrando o país e o povo.
Até quando ????
Quando a opinião pública equivocadamente honra o que é desprezível e despreza o que é honroso, pune a virtude e recompensa o vício, encoraja o que é prejudicial e desencoraja o que é útil, aplaude a falsidade e sufoca a verdade sob a indiferença ou o insulto, nestas condições, a nação dá as costas ao progresso a lei e a ordem, as quais somente podem ser restaurados após as terríveis lições da catástrofe que se aproxima. Luladrão levará o Brasil ao mesmo caos que é Cuba.
Com Dino Baleia no Ésseteéfe o plano deles de prender Bolsonaro sem motivos vai se concluindo. Ainda bem que temos Milei aqui na vizinhança onde Bolsonaro poderá pedir asilo político caso necessário, logo teremos Trump de volta também.
Com toda a razão! Lula é puro ódio, hipocrisia, ignorância e mentira.
O senhor Bolsonaro tem que ficar atento.
Vão fazer o impossível, mesmo usando meios ilegais, para levá-lo a prisão.
Se não houver uma reação firme da sociedade, nossa debilitada democracia, vai literalmente para o brejo……