Bolsonaro decreta luto por morte de Olavo de Carvalho
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta terça-feira, 25, luto oficial em todo o Brasil por um dia, em decorrência da morte de Olavo de Carvalho.
O escritor morreu aos 74 anos, na noite de segunda-feira 24, segundo informou a família, em um comunicado. A causa da morte não foi divulgada.
Familiares dele avaliam trazer o corpo para ser enterrado no Brasil. Amigos do escritor se ofereceram para ajudar com a logística e com os custos, segundo o jornal O Globo.
A ideia é que o funeral seja uma homenagem a ele, reunindo amigos e seguidores, além de parentes que moram no país.
Logo após o anúncio da morte, ainda na madrugada, Bolsonaro já havia prestado condolências nas redes sociais.
“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho”, escreveu.
Bolsonaro continuou: “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”.
“Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”, finalizou o presidente.
Em 15 de janeiro, o canal no Telegram de Olavo de Carvalho informou que ele tinha sido diagnosticado com covid-19 e por isso teve de cancelar as aulas do curso virtual que ministrava.
“Pessoal, não tivemos aula do COF hoje, novamente. O professor foi diagnosticado com covid e já se recupera. Esperamos que tudo se normalize, em breve”, diz a mensagem, compartilhada à época.