Bolsonaro e presidente da Guiana pedem cessar-fogo na Ucrânia

Eles também expressaram preocupação sobre a segurança alimentar no mundo, segundo o Itamaraty
-Publicidade-
Presidente da República, Jair Bolsonaro, e presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, durante foto oficial | Foto: Alan Santos/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro, e presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, durante foto oficial | Foto: Alan Santos/PR

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, defenderam nesta sexta-feira, 6, um cessar-fogo na Ucrânia. A posição foi divulgada em uma declaração conjunta depois que os líderes se encontraram em Georgetown, capital do país, que faz fronteira com o Estado de Roraima.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois presidentes “expressaram profunda preocupação com a situação na Ucrânia e fizeram um chamamento ao cessar-fogo, à resolução pacífica do conflito e ao respeito ao Direito Internacional, incluindo aos princípios de não intervenção, integridade territorial e proibição de ameaça ou uso da força”.

-Publicidade-

“Os dois chefes de Estado também defenderam uma solução diplomática para enfrentar os crescentes desafios humanitários no terreno. Expressaram ainda preocupação em relação aos impactos econômicos e sociais do conflito, incluindo os efeitos de sanções, sobre a segurança alimentar no mundo em desenvolvimento”, afirmou o Itamaraty.

Bolsonaro e Irfaan Ali também ressaltaram valores compartilhados pelos dois países, incluindo o respeito à democracia e ao Estado de Direito, a proteção e a promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

O documento também destaca que os dois países concordaram em “intensificar o engajamento e a colaboração com foco imediato nas seguintes áreas: petróleo e gás”. Eles também decidiram estabelecer um grupo de trabalho bilateral com o objetivo de avaliar os potenciais benefícios de um corredor rodoviário Boa Vista–Georgetown.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.