Bolsonaro entra com ação para invalidar votos de 5 modelos de urnas

Documento foi protocolado no TSE
-Publicidade-
São esses os modelos: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2020
São esses os modelos: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2020 | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que os votos de cinco modelos de urnas sejam invalidados. São estes os modelos: 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.

Protocolado na segunda-feira 21, o documento só foi divulgado nesta terça-feira, 22. Os modelos em questão somam quase 280 mil equipamentos.

Na ação, a coligação de Bolsonaro cita uma auditoria realizada pelo Instituto Voto Legal (IVL). “Foram constatadas evidências contundentes do mau funcionamento das urnas eletrônicas, através de eventos registrados nos arquivos logs de urna”, informou o grupo.

-Publicidade-

“Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 geraram arquivos log com o número correto do respectivo código de identificação”, mostrou o documento. O modelo de 2020 corresponde a quase 225 mil urnas, representando 40% do total.

Em pronunciamento do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o engenheiro Carlos Rocha, do IVL, explicou que o log da urna é parecido com um “diário” e que cada linha presente no log registra uma atividade de cada equipamento. O profissional participou da elaboração do relatório mencionado pelo PL.

“O programa que constrói o log lê dois dados e duas informações do hardware”, disse Rocha. O engenheiro buscou uma plataforma de dados com todos os arquivos do log para montar uma tabela, a fim de analisar cada equipamento.

“Em algumas urnas, apareciam números inválidos”, afirmou Rocha. “Constatamos que existem dois comportamentos diferentes nas urnas novas. Nelas, o código de identificação das urnas é correto, mas o das urnas antigas, de 2009 até 2015, encontramos um número inválido na quarta coluna do log.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

53 comentários Ver comentários

  1. Eleições Fraudadas! O correto seria novas eleições com a transparência necessária, voto impresso, contado em presença da sociedade e fiscais de partidos políticos. Se for na sessão eleitoral onde o voto foi recepcionado, não haveria demora do resultado. E claro com a assinatura dos presentes na ata de apuração.

  2. O nome do Presidente Bolsonaro não consta do documento apresentado, que é do advogado do PL, ou seja, foi uma pessoa jurídica que fez o pedido. Me parece que o título da matéria contém um erro.

    1. Essa composição do tse “não é o povo”. O Povo está nas ruas, na frente dos quartéis, apoiando o Presidente e defendendo a Democracia. O resto é balela.

  3. Infelizmente o presidente Bolsonaro está deslocado da realidade. Ele segue as quatro linhas e não promove a punição de quem não cumpre a lei. Todos estamos pagando pela covardia dele e dos militares.

    1. BOLSONARO ESTÁ CERTÍSSIMO E NÃO DEVE SE EXPOR. NEM OS MANIFESTANTES QUEREM ISSO. QUEM SUGERE ISSO, COMO O TAL DESEMBARGADOR QUE APARECEU DO NADA, QUER COLOCAR O PRESIDENTE NUMA SINUCA.

  4. Bom a resposta do TSE já sabemos….vão jogar no lixo assim como fizeram com o relatório das Forças Armadas o qual nem se deram o trabalho de responder. Não sei qual será nossa saída sinceramente com o “sistema”que está dominante!

  5. Sua casa foi roubada num domingo. Vc faz um B.O. com todas as imagens do sistema de câmeras identificando o delito. Aí o juiz diz que sem o B.O. do domingo anterior nada feito…

  6. O DETALHE MAIS IMPORTANTE QUE EU CONSEGUI ENTENDER DAS ESPLANAÇÕES É QUE O MOLUSCO SÓ GANHA NAS URNAS ANTIGAS, NAS URNAS AUDITÁVEIS QUEM GANHA É O BOLSONARO. PRECISA EXPLICAR MAIS ALGUMA COISA ????????

    1. É óbvio que houve fraude, e qualquer pessoa bem intencionada com poucos neurônios percebe que estatisticamente uma tendência de votação não pode mudar com o modelo da urna.

      O cientista de dados argentino acertou em cheio, e tem o mérito de ser o primeiro a tornar a fraude pública.

  7. Que houve FRAUDE, todos sabem.
    Até os jumentos petistas sabem disso, mas se fazem de sonsos pra passar bem.
    Mas não tem jeito, o PTSE vai ter que mostrar os códigos-fonte das urnas, ou ficará mais claro ainda a culpa.
    Agora é torcer para que apareçam as provas, e anular essa bagaceira Toda!!!

  8. Estava assistindo agora a coletiva do partido do pl e estavam o advogado do partido presidente do partido e lider no senado.
    O advogado foi categorico com relação ao relatório
    disse que nas urnas antigas lula ganha, já nas urnas novas de 2020 pra cá presidente bolsonaro ganha , ou seja ficou claro nas palavras do advogado , que houve fraude. Agora vamos ver o o alendre vai falar porque vai ter que dar uma explicação bem convicente senão……..

    1. Queria avisar ao Bolsonaro que só Otario joga dentro das quatro linhas
      Se o inimigo está jogando fora das quatro linhas todo tempo desde quando proibiu o bolsonaro de ser o gestor da convid 19 ha três anos e o bolsonaro não tomou providência nenhuma agora depois do leite derramado Vem com esta conversa mole que houve fraude nas eleições e ainda pede para o inimigo julgar cria vergonha e toma providência e deixa de ser Otávio.

  9. e o xandao deu um prazo de 24 horas para o PL incluir votos no primeiro turno, com isso, anula a eleicao de todos deputados, senadores, governadores e presidente kkkk

  10. Esse idiota ainda não percebeu que o sistema está contra ele? Isso não vai dar em nada. Jogou dentro das quatro linhas por que não teve coragem de jogar fora dela como o cabeça de piroca teve. Agora vamos ter que aturar o Lula ou partir pra guerra. Qual você acha que vai ser?

    1. Amadorismo total por parte do PL, caso não tenha inserido na ação os dois turnos. Por outro lado, a rapidez do despacho do bandido, me diz que ele já sabia de toda ação mesmo antes de ser apresentada.

    1. Isso mesmo, você está certo, como é que um cara que tem apoio de MST, MTST, P. Comunista, PSOL, que são verdadeiros Santos, não invadem nada, não destroem nada, são super ordeiros e educados, não invadem igrejas, não enfiam crucifixo no furico, você está certíssimo, tem meu apoio, vamos com esta turma que anda com a constituição embaixo do braço

  11. O cabeça de glande nem tomará conhecimento. Esse câncer que tomou conta do país só será extirpado com um procedimento invasivo.

    1. Queria avisar ao Bolsonaro que só Otario joga qdentro das quatro linhas
      Se o inimigo está jogando fora das quatro linhas todo tempo desde quando proibiu o bolsonaro de ser o gestor da convid 19 ha três anos e o bolsonaro não tomou providência nenhuma agora depois do leite derramado Vem com esta conversa mole que houve fraude nas eleições e ainda pede para o inimigo julgar cria vergonha e toma providência e deixa de ser Otávio.

  12. Quem garante que o cabeça de p..ops, ovo, não dará o mesmo destino do “radiolão”? Quem garante que, simplesmente dirá NÃO, e ainda mandará investigar quem teve a ousadia de duvidar das urnas. Continuar em “quatro linhas”, sei não…

    1. Bolsonaro e um absurdo um presidente ter apoio popular por 22 dias após as eleições com o povo na rua sofrendo manifestando por providências e o sr presidente não fazer nada mesmo sabendo que foi tratado como inimigo pelo poder que deveria apoiá-lo dentro da constituição sua moral vai zerar você não será eleito nem para chefe de condomínio será um novo joao doria
      Você precisa ser um líder um homem de nossa confiança de respeito não um banana

  13. Minha opinião é que é PT de fato não obteve nem 30% de votos, é o que a lógica e os fatos dizem. É fato que o momento que trouxeram um condenado a se candidatar a um pleito, são cartas marcadas, isto jamais ocorria em uma nação séria no estado de direito.
    Estas Urnas são fracas e não oferecem qualquer autoria ou segurança ao eleitor, aos candidatos ou às autoridades responsáveis pelo pleito, portanto é algo muito terceiro-mundista esta ferramenta. Eu gostaria que fosse chamada outra eleição à Presidência em Março com ambos candidatos sob vigilância e comando das FFAA e que o STF seja afastado de suas funções para que sejam apurados irregularidades e/ou apontados outros Juízes da Corte Suprema, que de fato sejam Juízes de Carreira de saber notório de direito, guardiões da CF como deve ser, e merecedores de tamanha honra que o cargo carece.

  14. Se todas as urnas antes de 2020 têm um único código de identificação, eu esperava que todas essas fossem invalidadas.
    Bom, ele deve ter motivo para pedir somente as citadas aqui.
    Não vai acabar em pizza, não. É muita sacanagem, em vez de um palavrão que prefiro não falar aqui.

  15. Aí estão as inexpugnáveis urnas eletrônicas à prova de erros e fraudes. Excelente. Esperança de dias melhores e ar fresco para respirar nestes dias angustiantes.

  16. O Silencio fala muita coisa, infelizmente Bolsonaro não pode vim a público e induzir os eleitores, assim sendo quero acreditar que esta briga de poder esta bem pesada, e internamente tem muitos fatos rolando…! Vamos torcer que seja em prol de um Brasil melhor. Confesso que não acredito que a maioria dos brasileiros colocaria Lula no poder novamente.
    Vamos aguardar.

  17. Qual o impacto desta anulação tem com o Governo do estado de SP ?. O Tarciso pode ser penalizado ? ou apenas para presidente que será valido ?

  18. Vai dar em nada! Moraes vai responder com um retumbante não e Bolsonaro vai colocar o rabinho entre as pernas e aceitar! O ano que vem vai preso por determinação de Moraes!

  19. sera que o video da ex mulher do valdemar que disse que o valdemar estava tendo um….caso com a michele, nao afetou o presidente?

    1. o perambulando zé buchecha , você , ja pegou a PICAnha do lulu ? , se ainda nao , tem uma sujestao , o carniça gosta de alcool , porque vc nao da alcool pra ele , kkkk

      1. o cidinha, agora que todo mundo ta sabendo que seu lider tem o costume de dividir mulher com bombeiro, com deputados kkk, quem é que vivem em depressao kkkk

      1. nao é nao, o xandao mandou juntar o relatorio do primeiro turno, para todos os cargos, entao, se o PL fez so pra presidente, vai ter 24 horas pra fazer para todos os cargos kkkk.
        A gente ja se livrou do cara que vive falando que tem medo, em fevereiro a gente tira o lulla, ai a gente pega todos os seguidores do lula e bozonaro e joga eles fora.

    1. o perambulando zé buchecha , você , ja pegou a PICAnha do lulu ? , se ainda nao , tem uma sujestao , o carniça gosta de alcool , porque vc nao da alcool pra ele , kkkk

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.