Bolsonaro escolhe dois nomes para a Comissão de Ética Pública

Ministro e assessor nomeados pelo presidente vão ocupar cargo com mandato de 3 anos
-Publicidade-
Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil | Bolsonaro viaja para os EUA em janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou o ministro da Secretaria de Governo, Célio Faria Junior, e o assessor especial da Presidência, João Henrique Nascimento de Freitas, para a Comissão de Ética Pública.

Os nomeados pelo chefe do Executivo terão mandato de três anos e não poderão ser demitidos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi publicado na sexta-feira 18, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O que é a Comissão de Ética

-Publicidade-

A Comissão é um órgão vinculado à Casa Civil e tem como objetivo auxiliar o presidente e os ministros no Executivo federal. A atuação dos integrantes não é remunerada e se classifica como “prestação de relevante serviço público”.

O grupo é formado por sete brasileiros “que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente da República, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução”.

O órgão atua em consulta sobre conflitos de interesses e analisa condutas que vão de encontro com as normas do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Os nomeados por Bolsonaro vão atuar diretamente com o presidente eleito, Lula, e seus ministros.

Os integrantes atuais da Comissão de Ética são: Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Francisco Bruno Neto, Edvaldo Nilo de Almeida e Fábio Prieto de Souza.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. O Presidente continua trabalhando e os nomes escolhidos de sua confiança permanecerão .
    O Presidente será por ato justo, reconhecido reeleito .
    Simples assim.

  2. Não pode ser demitidos? Até o Xandão der uma canetada a pedido do Nine. O BRASIL, de tudo se espera, menos que aja alguma mudança neste cenário. Lamentavelmente estamos num barco a Léo, sem o timoneiro. Que Deus proteja o Brasil.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.