publicidade
Coronavírus — Mundo, Política

Bolsonaro nega que governo vá decretar estado de sítio

Petistas querem ingressar com pedido tresloucado de impedimento contra presidente | Foto: Divulgação

O governo não estuda aplicar o estado de sítio. Ao contrário de rumores que começaram a circular pela Esplanada dos Ministérios, a medida não está no plano estratégico da Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro negou a informação, em coletiva de imprensa nesta sexta 20, e, à Oeste, fontes da Presidência da República, sob condição de anonimidade, também.

Receba nossas atualizações

O gabinete de crise da Casa Civil desconhece a informação de que ministérios possam estar analisando apresentar pareceres nesse sentido. O estado de sítio não é algo simples. É uma medida, prevista na Lei Complementar nº 101/2000, que permite ao Estado suspender garantias constitucionais e individuais, como liberdade de reunião, de imprensa e sigilo de comunicações.

Ou seja, o estado de sítio é uma medida adotada apenas em casos de urgência, acima da permissão concedida pelo Congresso de decretar estado de calamidade pública. É a decisão mais antiliberal que um governo poderia adotar. Questionado sobre o assunto, Bolsonaro negou.

“Ainda não está no nosso radar isso, não. Até porque, para decretar, é relativamente fácil, é uma medida legislativa para o Congresso. Seria o extremo, acredito que não seja necessário. Estaríamos avançando, dando uma sinalização de pânico para a população. Nós queremos sinalizar a verdade, mas, por enquanto, está descartado até estudar essa circunstância”, afirmou o presidente.

Leia mais sobre:

2 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade