publicidade
Política

Bolsonaro processa Janones por xingamentos em vídeo

Ação foi protocolada no STF; ex-presidente pede indenização de R$ 50 mil

Bolsonaro está cumprindo prisão domiciliar | Foto: Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal André Janones (Rede-MG). Segundo o documento, o parlamentar chamou o ex-chefe de Estado de “vagabundo” e “ladrão”. Dessa forma, o político pede R$ 50 mil de indenização.

Os advogados do ex-presidente afirmam que Janones publicou em suas redes sociais, de 25 a 28 de março deste ano, um vídeo com discurso com xingamentos a Bolsonaro. A ação foi protocolada em 30 de março.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em uma das postagens, Janones comentava a concessão da prisão domiciliar a Bolsonaro. “Esse vagabundo ladrão que mandou matar o Lula, mandou matar o Alckmin, esse safado está indo para casa para articular contra o fim da escala 6×1”, acusou o deputado mineiro, mas sem apresentar provas ou indícios. “É isso que ele quer para poder articular com o Trump, para ferrar com o povo brasileiro.”

Os advogados do ex-presidente alegam que o STF tem competência originária para processar queixa-crime por delitos contra a honra cometidos por parlamentares federais.

Leia também: “Moraes pede comprovação de acompanhante de Bolsonaro”

Bolsonaro aciona STF contra Janones

Os advogados de Bolsonaro relatam que Janones cometeu crimes de injúria e difamação. Segundo a defesa do ex-presidente, as declarações do deputado ocorreram em período não eleitoral, o que afasta qualquer tentativa de enquadramento das declarações como propaganda política, discurso de campanha ou manifestação coberta pela legislação eleitoral.

A queixa-crime justifica que Bolsonaro não é autor de crimes de homicídio e que o próprio Bolsonaro sofreu tentativa de homicídio em 2018.

O documento entregue ao STF também aponta como a falsa fala de Janones, ao afirmar que Bolsonaro estaria “articulando” em sua residência contra a pauta da escala 6×1 e em “conluio com o Trump” para prejudicar o povo brasileiro.

“Tais afirmações constituem imputação de fatos ofensivos à reputação do querelante [Bolsonaro]”, diz a defesa do ex-presidente. “Na medida em que insinuam a prática de atos politicamente desonestos e contrariedade ao interesse público, sem qualquer respaldo factual.”

Oeste tenta contato com a defesa do deputado federal André Janones.

Leia também: “Depois de falas sobre TSE, Lindbergh pede prisão de Eduardo Bolsonaro”

3 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esse traste inútil , um verdadeiro lixo , com nome de débil mental conta com STF para sair impune

  2. Renato
    Renato

    Tem de processar esse caluniador. Aliás ele deveria perder seu mandato

  3. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Que bom até enfim os advogados acordaram , não foram capazes de rebater a farsa do golpe , a tramoia armada para condenar o Bolsonaro e tantos outros quem sabe agora por consolo receba 50mil . è de lascar

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.