O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta sexta-feira, 18, a medalha do mérito indigenista, destinada a personalidades que se destacam pela proteção e promoção dos povos indígenas brasileiros.
No evento, Bolsonaro decidiu usar um cocar. A honraria é definida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, e a lista de agraciados neste ano já havia sido divulgada na quarta-feira.
Relacionadas
O próprio Anderson Torres também recebeu a medalha, além dos ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Tereza Cristina, da Agricultura.
Ao discursar, Bolsonaro fez referência ao projeto de lei que visa a liberar mineração em terras indígenas. “Queremos que vocês façam em suas terras o que nós fazemos nas nossas.”
“O que nós sempre quisemos foi fazer com que vocês se sentissem exatamente como nós”, acrescentou.
O ministro da Justiça também discursou; e disse que a população indígena conta com a atenção de todos do governo federal. Ele destacou, por exemplo, ações de combate ao garimpo ilegal, ao desmatamento e à invasão de terras protegidas.
“É leviano e enfatizo, é extremamente leviano quem diz haver neste governo desmonte das ações para assegurar o direito dos povos indígenas. Pelo contrário, foi feito muito mais do que no passado”, afirmou.
Desde que foi anunciado que Bolsonaro receberia a medalha, entidades representativas de povos indígenas criticaram a decisão.
A líder indígena Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que já foi candidata a vice-presidente da República, na chapa de Guilherme Boulos, do Psol, afirmou que a homenagem a Bolsonaro é uma afronta. Segundo disse, a entidade vai entrar com ação judicial para anular a medalha.
Hitler, quando era presidente recebeu várias honrarias em seu país. Lenin, teve até cidade em homenagem, em suma, stalin teve sua imagem em vários bustos na URSS. Vai querer o quê desse pseudo autocrata.
Washington … teu cinismo é comovente e ignora que o ladrão mor do patropi recebeu vários títulos de “doutor” de universidades .. tenha mais dignidade fanático idiota.
o zé cachaça tambem ganhou uma de ÍNDIGESTO’,kkkkkkkk
Isso aí, chega de indios viverem em casas cheias de morcegos e bezouros que causam diversas doenças, principalmente a de chagas.
Pois é…, mas a turma do atraso, como esse tal “uoshito”, quer que nossos irmãos permaneçam no tempo das cavernas, dos filmes de Jim das Selvas, Tarzan…