publicidade
Política

Boulos quer criar crime de ‘notícia falsa contra a economia popular’

O psolista prometeu apresentar a proposta legislativa na Câmara, mas já pediu à PGR uma investigação contra Nikolas Ferreira (PL-MG) pelo delito ainda não previsto em lei

Guilherme Boulos na Câmara dos Deputados
Deputado federal Guilherme Boulos, na Câmara dos Deputados | Foto: Divulgação/Câmara

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) pretende apresentar um projeto de lei na Câmara para incluir o que chama de fake news na legislação que tipifica crimes contra a economia popular. Na última quinta-feira, 16, ele disse que o texto da proposta já foi redigido. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Boulos quer tornar crime “induzir alguém a erro com intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita por meio de notícias falsas, colocando em risco a economia popular”, de acordo com o portal Gazeta de S.Paulo. No entanto, o psolista ainda não apresentou nenhuma proposta legislativa neste ano, de acordo com o site da Câmara dos Deputados.

Na ausência de regulamentação das redes sociais, o deputado defende a ideia de que o novo inciso à Lei 1.521, promulgada por Getúlio Vargas, pode ajudar a “combater fake news que atentam contra a economia popular”.

Boulos pede investigação de Nikolas Ferreira à PGR

Um dia antes de anunciar nas redes sociais a nova proposta legislativa, Guilherme Boulos protocolou uma ação contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na Procuradoria-Geral da República (PGR). O psolista pediu uma investigação relacionada ao vídeo publicado por Ferreira na última terça-feira, 14, que tratava das possíveis implicações do monitoramento de transações financeiras pela Receita Federal.

Boulos acusou o colega de disseminar “notícias falsas acerca da política fiscal do governo federal, havendo indícios de que tenha incorrido em crime contra a economia popular”. A infração de Nikolas Ferreira, portanto, seria enquadrada como crime pelo projeto de lei que o psolista pretende apresentar.   

O trecho da representação à PGR divulgado por Boulos em sua conta no Twitter/X não especifica quais elementos do discurso de Nikolas Ferreira caracterizam o que chama de “inverdades” sobre a normativa da Receita. 

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Deveriam criar uma lei para incriminar quem vota em indivíduos como esse tal de Boulos.

  2. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    💩- Olá eu sou o BOULOS FECAIS – Eu sou contra as Faikes Nius porque eu também sou Faike, e estou muito bravinho por o Nikolas tem mais visualizações do que eu e perdi eleição pá prefeito. Não mexa comigo, porque senão eu vou feder mais ainda! Crime de verdade é noticias contra o governo do meu mestre lindo Lules, não de dar umas cheiradas ou invadir popriedades, porque isso é direito dos manos, mano!

  3. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    O partido desse cara e associados são uma cisterna de gatos.

  4. Lrc
    Lrc

    Quanto mais essa esquerda retrógrada do Brasil se mexe mais afundam. 2026 vai ser de lavada.

  5. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    Gostaria de saber pra que o Povo vota num sujeito desse , não apresenta um Projeto pra alegrar os seus eleitores mas votar contra o que seus pares apresentam ele e o seu partido são os primeiros a se Opor, esse Cara é um Zero a Esquerda

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.