O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, anunciou na tarde desta quarta-feira, 31, os novos comandantes das Forças Armadas. O general Paulo Sérgio Nogueira assumirá o Exército; o almirante de esquadra Almir Garnier Santos chefiará a Marinha; e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi escolhido para a Aeronáutica. Após Braga Netto conversar com os cotados ao longo desta quarta-feira, ele os levou para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto em busca do aval do mandatário do país. Logo depois, o ministro convocou a imprensa para apresentar os nomes publicamente — o que ocorreu há pouco.
Leia mais: “Comissão de Fiscalização e Controle aprova convocação de Braga Netto”
Na terça-feira 30, os comandantes foram trocados após a saída do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Antes da “dança das cadeiras”, o general Edson Pujol comandava o Exército; o almirante Ilques Barbosa, a Marinha; e o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a Aeronáutica.
O ministro da defesa precisa estar 100% alinhado com o Presidente. E o General Braga Neto, acima de tudo é também um grande patriota. e com mais precisamos nesse momento singular, é brasileiros que sejam brasileiros. Verde amarelo por fora e por dentro…..
Sorte e lucidez aos novos comandantes. Hora importante.
Saúde e Paz aos familiares, e muita determinação. Têm nas mãos o que há de mais precioso em uma Pátria como o Brasil, Deus escolhendo aquí para ser o País mais próspero do Mundo, com riquezas incalculáveis, e que todos têm de se beneficiar, sem ideologias ou partidos políticos.
Que os três tenham sangue nos olhos como o Braga e o Capita.
Excelente substituição. A novidade é um general cearense nascido no interior. Um cearense acostumado a enfrentar o sofrimento da vida. Espero que esse seja corajoso igualmente ao Marechal Castelo Branco, que acabou com a anarquia que estava sendo imposta pelo farrista João Goulart, e Leonel Brizola.