publicidade
Política

O Brasil tem hoje 7 presos políticos

Desde o início das manifestações contrárias a Lula, Moraes prendeu deputados estaduais, jornalista, empresário, cacique, vereador e pastor

Moraes interventor
Moraes conduz o inquérito dos 'atos antidemocráticos | Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Nesta segunda-feira, 26, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e de Bismark Fugazza, humorista do Canal Hipócritas, por atos antidemocráticos, conforme noticiou a Revista Oeste. Atualmente, existem sete pessoas presas por ordem de Moraes.

Eustáquio e Bismark são acusados de incentivar protestos contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste ano. A decisão de Moraes foi decretada na semana passada, quando a Polícia Federal começou a procurar a dupla.

Receba nossas atualizações

Moraes deu início à sua caça a “propagadores de fake news e atos antidemocráticos” em 2019. Desde então, 18 pessoas foram colocadas atrás das grades. Hoje, são sete os presos políticos brasileiros: Milton Baldin, empresário; Cacique Tserere; pastor Fabiano Oliveira; Armandinho Fontoura, vereador de Vitória (Podemos); Jackson Rangel, jornalista e dono do site Folha do ES; além dos deputados estaduais pelo Espírito Santo, Capitão Assumção (PL) e Carlos Von (DC).

Baldin foi o primeiro a ser preso, em 6 de dezembro, quando participava da manifestação em frente ao quartel do Exército em Brasília. Antes da prisão, Baldin gravou um vídeo convocando os caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas (CACs) para se juntarem aos manifestantes.

Tserere Xavante, preso em 12 do mesmo mês, foi acusado de condutas ilícitas em atos antidemocráticos. O líder indígena usou as redes socias para fazer críticas a Moraes. Além disso, já publicou vídeos questionando a segurança do pleito de 2022, dizendo que “Lula não foi eleito”.

Já o pastor Fabiano ficou foragido por cinco dias antes de ser detido pela PF. Ele foi preso na segunda-feira 19. Integrante do grupo “Soberanos da Pátria”, Fabiano foi acusado de atacar o “Estado Democrático de Direito”.

O vereador Armandinho Fontoura foi preso numa megaoperação da PF, deflagrada em 15 de dezembro, ao ser investigado por ataques ao STF e por fazer parte de “milícias digitais”. Armandinho criticou ministros do STF nas redes sociais e pediu que fosse colocado “limite nesses bandidos togados”. Também disse que haveria “enfrentamento constitucional”.

Preso na mesma operação que Armandinho Fontoura, Jackson Rangel tem, segundo Moraes, “um extenso histórico de abusos no exercício da liberdade de imprensa e de expressão, como ataques a diversas outras instituições”. 

Hoje em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, Capitão Assumção e Carlos Von estão impedidos de usar as redes sociais e conceder entrevistas ou dar declarações. Capitão Assumção é alvo do inquérito das fake news, que investiga a divulgação de supostas notícias fraudulentas, e Von é acusado de atos antidemocráticos e de usar as redes sociais para se manifestar contra a democracia.

Cacique Tserere preso pela Polícia Federal

No domingo 25, dezenas de indígenas protestaram em frente ao STF pedindo a soltura do cacique. Eles alegam que não conseguem contato com Tserere, que está preso há 13 dias, e querem saber se ele “está bem”.

Relacionadas

Leia mais sobre:

17 comentários
  1. MARCELO FELIPE STUMPF
    MARCELO FELIPE STUMPF

    Triste ver o nosso Brasil nesse estado!
    Lutaremos até o fim. A guerra é inevitável.

  2. Cristian Vicente
    Cristian Vicente

    Cadê a prova do que vc tá falando, boca de mama rola? O ladrão de 9 dedos foi preso, seu palhaço

  3. Cynthia T dos Santos
    Cynthia T dos Santos

    Isso eh ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL E VERGONHOSO

  4. Gustavo Fonseca
    Gustavo Fonseca

    A articulista esqueceu de citar a prisão arbitrária de George Washington de Souza.

  5. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Esse vampiro do STF sabe que está com as horas contadas. Não tem mais para onde corrrer: ou foge do país, ou será preso ou, o que acha que vai acabar acontecendo, vai se suicidar.

  6. MF
    MF

    Centenas de bandidos no congresso.
    Milhares de bandidos no judiciário.
    9 bandidos no STF.
    E quem luta pela cumprimento da Constituição estão presos.
    É o fim da Democracia no Brasil.
    FFAA a última esperança do Brasil.
    Jesus Cristo faça um milagres em nossa nação.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  7. Leonardo
    Leonardo

    E desde quando ministros são inquestionáveis em suas condutas? Qual é a sua constituição? Presta atenção seu tosco e sai desse fã clube ladrão…

  8. CAIO TACLA
    CAIO TACLA

    Alguma entidade internacional de peso deveria condenar as constantes violações e ameaças aos direitos humanos por parte do STF e do governo eleito. Ta muito confortável para esses ditadores e isso é perigoso. Corte dos Direitos Humanos, House of Commons, não é possível que não haja nenhuma entidade com a coragem e a capacidade de condenar isso para que o mundo todo saiba o que está acontecendo no Brasil.

  9. José Camargo
    José Camargo

    Tá faltando preso político aí nessa lista.E o Allan dos Santos? E o Daniel Silveira? E o Roberto Jeferson? E o Zé Trovão etc,etc?

  10. Mara Nadia Jorge Mattos
    Mara Nadia Jorge Mattos

    País q tem preso político não é una democracia e SIM UMA DITADURA. Moraes é um tirano.

  11. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Há algo muito errado, o STF solta políticos corruptos e traficantes de drogas e prende índios, humoristas, políticos e empresários; que apenas expressaram suas opiniões. E como disse, J. R. Guzzo em um excelente artigo no mês de maio, o STF tem a última palavra no Brasil e agora, como iremos resolver isso?

  12. Paulo
    Paulo

    Tá parecendo a Venezuela com essas prisões arbitrárias e sem o devido processo legal e direito de defesa! Acho que ficaremos piores que a Venezuela em breve!

  13. CLAUDIO VITOR DOS SANTOS GREGORIO
    CLAUDIO VITOR DOS SANTOS GREGORIO

    Eu ficaria preso até o julgamento, nem que demorasse anos mas não aceitaria usar uma tornozeleira eletrônica.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade