O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 32 repatriados de Gaza, entre eles, brasileiros e seus parentes de outras nacionalidades, desembarcou na Base Aérea de Brasília, às 23h25, deste segunda-feira, 13. No avião, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
A aeronave chegou à capital federal, depois de uma série de paradas, sendo a mais recente em Recife (PE).
Acompanharam o momento o presidente Lula, a primeira-dama Janja, e os ministros Flávio Dino (Justiça), Nísia Trindade (Saúde), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Paulo Pimenta (Secom), e outros integrantes do primeiro escalão.
Próximos passos dos brasileiros que vieram de Gaza
Conforme o Palácio do Planalto, espera-se que o grupo permaneça em Brasília, por 48 horas, onde seus integrantes passarão por atendimento médico, que inclui vacinas previstas no Programa de Imunização do Ministério da Saúde, e assistência social, como alojamento e alimentação.
O governo informou ainda que vai oferecer a possibilidade de registro para aqueles que não tiverem documentos.
Depois dos procedimentos de praxe, espera-se que essas pessoas dirijam-se para vários Estados, incluindo São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. Outro grupo será encaminhado a abrigos (nesse último caso, o Planalto, contudo, não informou os locais).
Leia também: “O Hamas não quer paz”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 188 da Revista Oeste
Algum repórter da velha imprensa entrevistou algum ou todos os adultos? Ou não havia um intérprete de árabe para tocar a entrevista? Algum parente ao menos de terceiro grau esteve presente nessa pantomima para recepcioná-los, além do primeiro escalão desse desgoverno? A Janja conversou com alguns desses “repatriados”? O arremedo de chanceler, pau mandado do anão diplomático, tão “atuante” nesses episódio não estava nessa ridícula recepção? Pois é, só ficaram um monte de perguntas que não irão responder.
Agradeçam a atuação do presidente Bolsonaro junto ao primeiro ministro de Israel a liberação dos repatriados.
Dino, prestigiado pelo chefão, depois de audiência com esposa do cv