Após adiamento de um dia para se costurar acordos, a Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, 3, os novos integrantes da Mesa Diretora. Eles ficarão nos cargos pelos próximos dois anos. A votação foi presencial e secreta.
Foram eleitos o primeiro e o segundo-vice-presidente, quatro secretários e quatro suplentes. O novo presidente da Câmara foi escolhido na segunda-feira 1, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi vitorioso, com 302 votos.
Leia mais: “Lira e Pacheco assinam documento de pautas prioritárias”
Os cargos são definidos conforme o tamanho do bloco ou partido. Na segunda-feira 3, logo após ser eleito, Lira anulou o registro da candidatura do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal rival na disputa.
O argumento foi que o registro ocorreu após o prazo estipulado e, por isso, não poderia ser considerado para a distribuição das cadeiras da Mesa. O embate foi resolvido após uma reunião de líderes.
Veja como ficou a composição da Mesa
- 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM): substitui o presidente e elabora pareceres sobre projetos de resolução;
- 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE): substitui o presidente ou o 1º vice e examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica;
- 1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE): gerenciamento do Orçamento da Câmara;
- 2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE): assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos;
- 3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS): reembolso de passagens aéreas e analisa pedidos de licença e justificativas de faltas;
- 4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ): concessão de apartamentos funcionais e o pagamento de auxílio-moradia.
Suplentes, que substituem os titulares nas ausências e participam de reuniões da Mesa
- Eduardo Bismarck (PDT-CE)
- Alexande Leite (DEM-SP)
- Gilberto Nascimento (PSC-SP)
- Cassio Andrade (PSB-PA)
Leia também: “O novo Congresso”, em edição extra da Revista Oeste