O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou um requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crack. A comissão, se instalada, será responsável por investigar o aumento do tráfico de crack, do uso da substância e dos crimes relacionados à droga desde 2016.
Kataguiri é pré-candidato à prefeitura de São Paulo na eleição de 2024, ano em que o tema deve estar evidência.
Procurado pela reportagem de Oeste, o deputado informou que irá tratar sobre a instalação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na próxima semana.
Kataguiri explica a importância da CPI do Crack
O documento, protocolado pelo parlamentar, conta com 172 assinaturas — uma a mais do que o mínimo exigido.
+ CPI do MST encerra os trabalhos sem votar o relatório final
Segundo Kataguiri, a utilização do crack no Brasil tem causado grandes impactos na sociedade brasileira, tornando-se uma crise de saúde pública. “A utilização do crack afeta pessoas de todas as idades e classes sociais”, ressaltou.
+ Lira reconhece obstrução na Câmara
A comissão também examinará as políticas e as estratégias atualmente em vigor para o combate ao crack, ao tráfico de drogas, aos fornecedores e às rotas de distribuição, visando a desmantelar organizações criminosas.
“Reconhecemos a gravidade dessa situação e a necessidade premente de uma investigação parlamentar dedicada a abordar esse problema em sua totalidade”, afirmou Kataguiri.
Leia também: “Senado aprova urgência do marco temporal”
CPI do crack… Que b@st@!