Os deputados Zeca Dirceu (PT-SP) e José Guimarães (PT-PR) disseram que vão apoiar o convite para o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, dar “explicações” sobre a política monetária do país. O líder do Psol na Casa, Guilherme Boulos (Psol-SP), está coletando assinaturas para isso.
“Nos anos anteriores, tomaram muitas medidas que levaram o país à fome, à miséria, ao desemprego, a salários achatados, à inflação descontrolada e aos juros nas alturas”, disse Dirceu, na quarta-feira 8. “Isso não é responsabilidade do Bolsonaro ou do Paulo Guedes. O Banco Central tem um papel relevante.”
O presidente Lula tem demonstrado publicamente seu descontentamento com a taxa de juros, com Campos Neto e com a independência do BC. O mandato do chefe da autoridade monetária acaba apenas em 2024. Ou seja, ainda que Lula não goste de Campos Neto, não pode demiti-lo.
Na terça-feira 7, o mercado interpretou a ata do Comitê de Política Monetária, redigida em tom ameno, como um sinal de trégua entre o governo e o BC. No mesmo dia, Lula voltou a atacar Campos Neto e a independência do BC.
Além de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estão descontentes com Campos Neto. Durante uma reunião no Palácio do Planalto, ambos disseram que a política do BC “atrapalha o país”. Haddad revelou ainda não gostar da forma como o BC está lidando com o Ministério da Fazenda.
Leia também: “Culpado é mais lucrativo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 150 da Revista Oeste
Não. Não podem convocar o presidente do Banco Central, vide art. 50 da Constituição. Somente podem convocar Ministro de Estado ou titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República, o que não é o caso.
Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
Vou adorar ver o Campos Neto patrolar os esquerdistas do congresso “especialistas “ em economia. Acham que imprimir dinheiro é a solução para acabar com a inflação e fazer o país crescer.
Precisa não EU mesmo explico … senhores do galinheiro com deficit público autorizado por irresponsáveis de $200bilhões, com o novo aparelhamento do Estado para a incomensurável roubalheira de sempre teremos muita sorte se os juros não baterem o recorde de 49,75% de FHC … vão “caçar” o que fazer e tenham ao menos a decência de não querer manipular um povo desesperado já suas vítimas contumazes.
Qdo ministros do STF foram convidados, nenhum compareceu
O PT não sabe trabalhar com independência. Para eles tudo tem que ser centralizado, como em todas as ditaduras.
“Atrapalhar o país” para o petismo é não se submeter às políticas demagógicas e socialistas do PT. Essa turma está doida para destruir o Brasil.
* Cláudio .. no caso mais correto dizer deixa eu robá …
Espero que vá e diga a verdade. Que a situação vai piorar com a a gastanca do governo e com a falta de confiança na política econômica e Jurídica.
O famoso dólar na cueca querendo questionar alguém?
Mérito ao governo anterior pela independência do BC. Essa quadrilha de deputados de esquerda não passa de oportunistas q nada de bom tem a apresentar .
P sustentar 37 ministérios, tem que lançar mão disso mesmo: Imprimir dinheiro o quanto for necessário.
Fizeram o mesmo com o prof Paulo Guedes. Ele aproveitava para dar uma aula de economia e não se fazia de rogado – sempre mostrou as incoerência e os péssimos resultados de políticas intervencionistas. Saiu cada vez maior de cada sessão que participou. Se, de fato for convocado/convidado, espero que o RCN também aproveite a chance!
A mega equipe econômica do atual governo sustentada inclusive por ex ministros da economia que já tiraram o corpitcho fora, não tem capacidade técnica de sequer entender uma ata do Copom.
Campos Neto deve ir se for chamado, falará sozinho para uma platéia de primeiro ano que tá aprendendo a ler e escrever.
A esquerda quer destruir tudo que deu certo.
Graças a Deus Bolsonaro criou o banco central independente.