O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o trabalho da instituição financeira é técnico e afastado de narrativas políticas. Nesta terça-feira, 2, ele participou de um evento com líderes de bancos internacionais na Europa.
Campos Neto deu as declarações em resposta às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe do Executivo federal acusou o Banco Central de tomar decisões com cunho político.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Temos de nos afastar da arena política e tentar continuar com o trabalho técnico”, afirmou Campos Neto. “E acho que o que fizemos é uma prova viva de que tudo que foi feito foi muito técnico.”
O presidente do BC também lembrou que, em 2022, a taxa de juros alcançou 13,75%, a maior em um ano eleitoral, como uma prova de independência.
“Se isso não é uma prova de que você é independente, e você agiu autonomamente, é difícil encontrar outro exemplo como esse”, afirmou Campos Neto.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o trabalho da instituição financeira é técnico e afastado de narrativas políticas. Nesta terça-feira, 2, ele participou de um evento com líderes de bancos internacionais na Europa.
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 2, 2024
Campos Neto deu as declarações em… pic.twitter.com/KIedqng3CA
Crítica de Lula a Campos Neto
Lula tem criticado o patamar elevado dos juros. O presidente alega que isso reduz a possibilidade de investimentos no país. As declarações de Campos Neto visam a reafirmar a autonomia do Banco Central e rebater as alegações de influência política nas decisões da instituição.
Leia também:
Durante entrevista à Rádio Princesa, da Bahia, Lula expressou insatisfação por estar há dois anos com um presidente do Banco Central nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Como pode o presidente da República ganhar as eleições e, depois, não poder indicar o presidente do Banco Central?”, indagou Lula. “Ou, se indica, ele tem uma data. Estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro.”
“Obviamente que me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação. É um jogo de interesse especulativo contra o real nesse país”, diz presidente Lula em entrevista à Rádio Sociedade, na Bahia, nesta terça (2).
— GloboNews (@GloboNews) July 2, 2024
➡ Veja o #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/NgkhS6PluK
Ainda bem.
O Biden da Silva Lula está louco igual ao Biden dos EUA.
Perda de tempo responder ao Boçal do Lula.
Campos Neto não deveria perder tempo respondendo a esse energúmeno safado.
Concordo plenamente. É total perda de tempo.