Com início às 11h (de Brasília) deste sábado, 5, na Avenida Paulista, em São Paulo, a carreata com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato à prefeitura da capital Guilherme Boulos (Psol) seguiu para a Praça Roosevelt pela Rua Augusta. O movimento ocorreu um dia antes das eleições municipais.
Entre outras pautas, a manifestação contou com defesa ao comunismo, ao aborto e à liberação das drogas. A reportagem de Oeste captou, ainda, diversos apoiadores da dupla com artigos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), aos quais Boulos é intimamente ligado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Um policial escalado para a equipe que acompanhou a manifestação afirmou que, estimativas iniciais da Polícia Militar, indicavam a presença de 2,5 mil pessoas. O ato teve início em frente ao Museu de Arte de São Paulo.
Na Augusta, a dupla passou em frente a um prédio inacabado, alvo de uma invasão. No que deveriam ser sacadas, varandas ou janelas, adultos e até mesmo uma criança, no 4º andar, se arriscaram para prestar apoio aos políticos. Tudo ao som de “olê, olê, olê, olá. Lula! Lula!”.
De volta ao Partido dos Trabalhadores para ser candidata a vice de Boulos, Marta Suplicy também esteve presente no trio elétrico. Ex-senadora e ex-ministra do Turismo, ela administrou a cidade de São Paulo de 2001 a 2004.
Nos adesivos, santinhos e cartões, distribuídos aos montes por apoiadores e pessoas de suporte, foi possível identificar algumas pautas da legenda.
As pautas de Lula, de Boulos e da esquerda
A candidata Elaine Do Quilombo Periférico distribuiu adesivos a favor da legalização da maconha, com a frase “é proibido proibir” ao lado de uma imagem da planta. Já o PSTU divulgou a campanha “decidir para não morrer! Aborto legal e gratuito sem restrições”.
Juntos, o PCdoB e a União da Juventude Socialista manifestaram-se contra a escola cívico-militar. “Escola não é quartel, contra a militarização das escolas na cidade de São Paulo”, diz o adesivo. Na manifestação com Lula e Boulos, não faltou gente com bonés em homenagem a Ernesto Che Guevara, um dos líderes do golpe que resultou na ditadura comunista que comanda Cuba há décadas.
Paraná Pesquisas mostra empate técnico nas eleições de São Paulo
O Paraná Pesquisas divulgou um levantamento de intenções de voto para capital paulista, na noite desta sexta-feira, 4. De acordo com o instituto, há cenário de empate técnico na liderança entre três dos dez candidatos.
O prefeito paulistano e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), aparece numericamente à frente. Conforme o material, ele tem 26,8% das intenções de voto.
Leia também: “O cálice eleitoral”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 237 da Revista Oeste
Já o deputado federal que conta com apoio formal do PT, Guilherme Boulos, surge na sequência. De acordo com a pesquisa, o parlamentar contabiliza 26%.
Por sua vez, o empresário e influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) completa o trio que disputa a liderança e, consequentemente, as duas vagas para o segundo turno. Ele soma 24,2%.
Matéria sensacionalista, com título focado no desatino e para gerar revolta.
A RO deveria ter vergonha por não exibir as matérias com neutralidade.
Eu nunca li aqui uma matéria que diz que a extrema direita irá minar os direitos trabalhistas e sociais, que promoverá o fim dos pequenos empresários, e outras coisas do tipo.
Também nunca vi comparativos com o fascismo, base do nazismo e do ódio que conduziu à segunda guerra mundial.
E o tal de pablo está ajudando muito esse turminha. O boulos e o lula deveriam tê-lo convidado para essa manifestação, porque sem ele o boulos não teria nenhuma chance. O boulos vai para o segundo turno graças ao pablo marçal, esse sujeito carreirista que quer usar a prefeitura de São Paulo como um degrau da escada que ele imagina subir até a presidência da república. Um “salvador da pátria”, um bufão sem um mínimo de consciência política, um “felipe neto” da direita.
Essa carreata aí está mais pra filme de terror, Cruz credo. Que coisa mais ultrapassada, que gentinha pequena que quer o atraso do país a qualquer custo. Bando de espíritos atormentados.
2500 pessoas? Nooossa, que multidão!
É Marçal no 1⁰ turno! Ⓜ️🇧🇷
É difícil entender esse transtornado Pablo Marçal. O cara aparece dizendo-se fã do CAPITÃO e do TARCÍSIO esses sim lideranças e fenômenos que levantaram a direita no pais, racha um pleito praticamente ganho no primeiro turno com a chapa Ricardo Nunes/Mello Araújo e esta levando figuras que devem muito a Bolsonaro como Ricardo Salles, que votei para deputado federal e esperava votar para Senador em 2026, a trair o presidente Bolsonaro. Quem assistiu a LIVE de Bolsonaro ontem (04/10) no canal AURIVERDE, pode observar a indignação de Bolsonaro com gente que ele levou para seu governo e pensava ser fiel ao plano estabelecido. Lamento muito se a chapa Ricardo Nunes/Mello Araújo não for para o segundo turno, porque jamais votarei em Pablo e Boulos, mesmo com o risco de Boulos ser eleito. Pablo é tão maluco que foi ao debate com a mão enfaixada e ontem desfilava com seus seguidores com a mão sem qualquer faixa. Creio que será mais difícil TARCISIO governar com o Pablo prefeito que com o Boulos, que será até contido pela Câmara Municipal seguramente de maioria centro direita.
Eper que SP acorde amanhã com os dois olhos bem abertos.
Vai ter muito trombadinha Psolista na rua.
É incrível como essa doença que havia sido superada em 1989 no Leste Europeu pode ainda ter força com os doentes em 2024… pautas velhas e sujas que atrasam o avanço de país !!!
A minoria sobrepondo sobre a maioria, democracia da extrema esquerda.
O mal prega a tolerância até que se torne dominante. A partir daí ele procura silenciar o bem.
Vamos pagar caro por essa experiência.
É só aguardar.
Porco 🐖 diabo, SP quer virar terra arrasada mesmo! Elejer isso é assinar atestado de morte da cidade.
E a maratona de Pablo Marçal? Está vazia?
O paulistano ainda não perdeu a noção , votar nesse bandido do boulos não da, um partido das trevas …só vagabundo ..
Só gente sem cérebro ou da mesma laia vota nesse traste.
Invasor de propriedade privada, apoiador de terroristas aliado a tudo que não presta.
Conforme o número de votantes em Boulos saberemos o número de bandidos disfarçados em São Paulo