O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, afirmou que Celso Amorim, chefe da assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve viajar à Ucrânia. A fala aconteceu na sexta-feira 21, em Lisboa, Portugal , onde Lula cumpre agenda oficial.
Macedo defendeu que o Brasil mantenha a postura de neutralidade perante o conflito que acontece no Leste da Europa e que a viagem de Celso Amorim terá esse objetivo. O ministro do governo Lula se encontrou com um grupo de ucranianos que escreveu uma carta em protesto às recentes declarações do presidente da República.
Durante viagem aos Emirados Árabes Unidos no último domingo 16, Lula afirmou que “a construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por dois países”.
Na avaliação do petista a paz é a melhor forma de estabelecer um processo de conversação, porém “do jeito que está a coisa, a paz está muito difícil”. Lula também defendeu que a as conversas para o restabelecimento da paz precisam envolver os Estados Unidos e a União Europeia.
Lula ponderou ainda durante sua fala que “o presidente Putin não toma iniciativa de paz. O Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra”.
Críticas sobre as declarações
Durante esta semana, em conversa com jornalistas, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, declarou que o presidente Lula “repete propaganda russa e chinesa como papagaio, sem olhar os fatos” e completou dizendo que os comentários do petista foram “equivocados”. O porta-voz de Assuntos Externos da União Europeia, Peter Stano, também respondeu ao chefe do Executivo afirmando que o prolongamento do conflito é culpa da Rússia.
Lula nunca entendeu nada de coisa alguma, um fantoche construído para fazer o trabalho dos comunistas no Brasil porque era bom de conversa e enganava os trouxas que eram conduzidos por ele para onde os comunistas queriam. O problema é que agora, já com a mente muito afetada e talvez incentivado pela mulher dele, ele acha que entende de muita coisa e resolveu dar opiniões próprias. Dá nisso ai. Não conseguiu falar nada que se aproveite desde que foi posto na cadeira de presidente e mesmo antes disso, durante a “campanha”.
Inacreditável!!! Qualquer ação será inútil. Todo mundo entendeu. O … viajou para fugir das críticas no país em relação ao 8 de Janeiro. E também a “Esbanja da Silva” gastar o nosso dinheiro em lojas luxuosas.
Nossa! Vão ter que levar um estoque enorme de água sanitária!!!
A sujeira está feita, para limpar só com ações concretas, em palavras ninguém acreditará.
E não adianta encobrir com lenço de papel perfumado.
Sexta feira não tinha agenda oficial cois nenhuma
Era puro passeio em shpings caros para a janjinha, e tb fugir do Brasil, pelas divulgações das imagens de 8 de janeiro
Em briga de tubarão, sardinha fica longe
Melhor dizendo, lula
Depois das declarações inacreditáveis do molusco que colocaram o Brasil no mapa dos párias globais, a Ucrânia elegantemente convidou duas vezes o cara para ir visitar o país. Talvez pressentindo uma recepção pouco calorosa e com a fineza que lhe é peculiar preferiu designar um serviçal para atuar como uma espécie de ‘observador’. Vergonhoso e patético.
Mas um fazendo turismo com o dinheiro do povo. Vai lá só para passar vergonha.