Ex-ministro da Educação é investigado por suposta prática de racismo contra chineses após uma postagem nas redes sociais
![Abraham Weintraub](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/07/49210831147_772e1fddd7_o-min-scaled.jpg)
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, enviou para a Justiça Federal do Distrito Federal o inquérito que apura suposto crime de racismo cometido pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.
O magistrado atendeu ao pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.
Na decisão, divulgada na sexta-feira 3, o decano reconhece que o STF não tem competência para processar e julgar o caso, pois, com a exoneração do cargo, Weintraub perdeu o foro por prerrogativa de função.
LEIA TAMBÉM: Oswaldo Eustáquio é alvo de busca e apreensão da PF
Postagem
Abraham Weintraub é investigado por racismo após uma postagem em que afirma que a China poderia sair beneficiada pela crise causada pelo coronavírus.
A publicação usou uma imagem de personagens da Turma da Mônica ambientada na Muralha da China e substituiu a letra “r” pelo “l”, para fazer referência ao modo de falar do personagem Cebolinha, o que foi visto como insulto aos chineses.
“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu Weintraub.
No entanto, em depoimento à Polícia Federal, ele negou que o teor da publicação tenha sido racista e disse que eram críticas ao governo chinês: ‘ditadura comunista que despreza os princípios que regem uma democracia liberal’, e não ao povo do país.
Viagem aos Estados Unidos
Ao anunciar a saída do MEC, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Weintraub disse que sairia do país para assumir uma posição no Banco Mundial.
Pelas redes sociais, ele disse que é alvo de ameaças. “Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias)”, escreveu o ministro no dia que embarcou aos Estados Unidos.
A pergunta é pertinente: E o Aécio?
Que babaquice, que bobagem. Quanto tempo perdido com a fala do Cebolinha. Não pode mais falar o lato loeu a lopa do lei de loma ? rsrsrs
É muita falta do que fazer. Será que não existem assuntos mais importantes para os tribunais utilizarem o seu em tese precioso tempo?
Vão ter processar milhares de brasileiros! O VÍRUS FOI FABRICADO NA CHINA SIM E O GOVERNO CHINÊS FATURA ALTO COM A PANDEMIA, TANTO É VERDADE QUE CRIOU LANÇOU OUTRO.