publicidade
Política

Celso de Mello manda para a 1ª instância inquérito contra Weintraub

Ex-ministro da Educação é investigado por suposta prática de racismo contra chineses após uma postagem nas redes sociais

Abraham Weintraub - persona
Ex-ministro da Educação Abraham Weintraub | Foto: Gabriel Jabur/MEC

Ex-ministro da Educação é investigado por suposta prática de racismo contra chineses após uma postagem nas redes sociais

Abraham Weintraub
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub | Foto: Gabriel Jabur/MEC

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, enviou para a Justiça Federal do Distrito Federal o inquérito que apura suposto crime de racismo cometido pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.

Receba nossas atualizações

O magistrado atendeu ao pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

Na decisão, divulgada na sexta-feira 3, o decano reconhece que o STF não tem competência para processar e julgar o caso, pois, com a exoneração do cargo, Weintraub perdeu o foro por prerrogativa de função.

LEIA TAMBÉM: Oswaldo Eustáquio é alvo de busca e apreensão da PF

Postagem

Abraham Weintraub é investigado por racismo após uma postagem em que afirma que a China poderia sair beneficiada pela crise causada pelo coronavírus.

A publicação usou uma imagem de personagens da Turma da Mônica ambientada na Muralha da China e substituiu a letra “r” pelo “l”, para fazer referência ao modo de falar do personagem Cebolinha, o que foi visto como insulto aos chineses.

“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu Weintraub.

No entanto, em depoimento à Polícia Federal, ele negou que o teor da publicação tenha sido racista e disse que eram críticas ao governo chinês: ‘ditadura comunista que despreza os princípios que regem uma democracia liberal’, e não ao povo do país.

Viagem aos Estados Unidos

Ao anunciar a saída do MEC, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Weintraub disse que sairia do país para assumir uma posição no Banco Mundial.

Pelas redes sociais, ele disse que é alvo de ameaças. “Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias)”, escreveu o ministro no dia que embarcou aos Estados Unidos.

4 comentários
  1. JORENE
    JORENE

    Que babaquice, que bobagem. Quanto tempo perdido com a fala do Cebolinha. Não pode mais falar o lato loeu a lopa do lei de loma ? rsrsrs

  2. RENATO
    RENATO

    É muita falta do que fazer. Será que não existem assuntos mais importantes para os tribunais utilizarem o seu em tese precioso tempo?

  3. Leila
    Leila

    Vão ter processar milhares de brasileiros! O VÍRUS FOI FABRICADO NA CHINA SIM E O GOVERNO CHINÊS FATURA ALTO COM A PANDEMIA, TANTO É VERDADE QUE CRIOU LANÇOU OUTRO.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade