O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a abertura de um inquérito para apurar se a página de fofocas Choquei recebe ou recebeu financiamento do governo federal. Zacarias é do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O parlamentar baseia a sua solicitação em recente episódio suicídio, cometido por Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos. Antes de tirar a própria vida, ela, que sofria de depressão, foi vítima de notícias falsas sobre um relacionamento com o humorista Whindersson Nunes.
O boato escalou quando a Choquei, com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, também espalhou a notícia falsa. O perfil está sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais.
‘Perfil de fofocas responsável por um suicídio’
Na sua solicitação ao MPF, Zacarias pede que, caso se comprove o recebimento de verba pública pela Choquei, que se providencie o corte. Além disso, que se instaure ação por improbidade administrativa contra o governo federal.
Leia também: “‘Tudo pronto para encontrar o chefe’, disse influenciador ao reunir-se com Lula em 2023”
“Se for verdadeiro, trata-se de um caso gravíssimo”, diz o deputado, no pedido. “Porque o governo estaria usando verbas públicas para financiar um site de fofocas, que é responsável por um suicídio, somente pelo fato de tal site apoiar o atual presidente da República.”
‘Máquina de propaganda falsa do governo’
Em entrevista à Gazeta do Povo, Zacarias afirmou que páginas e perfis nas redes sociais como a Choquei “atuam como uma máquina de propaganda falsa do atual governo”. Além de promover Lula e seu mandato, “atacam aqueles que não são ideologicamente alinhados”.
Acompanhe a cobertura completa de Oeste do caso Choquei e da Mynd8.
Se todos os deputados Estaduais e Senadores de direita fossem como o Guto Zacarias, a esquerda não estaria com toda esta bola.
Parabéns deputado. Precisamos de mais representantes como o senhor para vencermos essa corrupção enraizada e com manipuladores dentro do STF e TSE.
Parabéns ao deputado Estadual Guto Zacarias. Tal iniciativa deveria ser seguida pelos deputados Federais, principalmente os de Minas Gerais, Estado da vítima dos fofoqueiros de plantão capitaneados por Fátima Bizarra, dona do Mynd171.