publicidade
Política

Lideranças do PT querem vaga de suplente de Simone Tebet ao Senado

Primeira suplência é cobiçada, porque, em caso de vitória de Lula, Tebet pode se tornar novamente ministra e abrir vaga no Senado

Simone Tebet (Planejamento) e Fernando Haddad (Fazenda): previsões orçamentárias incompatíveis com os estudos encomendados pelo Senado | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Simone Tebet (PSB) e Fernando Haddad (PT) foram ministros de Lula e agora disputarão a eleição em São Paulo | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

Integrantes do PT estão buscando a vaga de primeiro suplente na chapa de Simone Tebet (PSB) ao Senado por São Paulo, considerada estratégica pelo partido. Com a possibilidade de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro, Tebet poderia ser novamente ministra, e o primeiro suplente assumiria a vaga. O PT argumenta que a suplência deve ser sua, já que o PSB terá duas candidaturas na chapa. Até o momento, Tebet não definiu os suplentes e não houve acordo com Lula sobre a primeira suplência.

Integrantes do PT vêm reivindicando, nos bastidores, a vaga de primeiro suplente na chapa de Simone Tebet (PSB), ex-ministra do Planejamento e Orçamento, ao Senado Federal por São Paulo.

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, lideranças petistas pretendem ocupar o posto, que é considerado estratégico pelo partido.

Receba nossas atualizações

Em caso de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro, Tebet poderia se tornar novamente ministra de Estado no próximo governo, e a vaga no Senado seria ocupada pelo primeiro suplente – se Tebet for eleita.

+ Entenda o que é Política em Oeste

Ainda segundo o colunista, o primeiro suplente de Tebet deve ser alguém ligado ao ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo de São Paulo.

De acordo com os líderes petistas, a primeira suplência deveria ficar com o PT como forma de compensação, já que o PSB terá duas vagas na chapa majoritária: a própria Tebet e o ex-governador Márcio França, escolhido para a vice de Haddad.

Tebet ainda não definiu suplentes

Escolhida por Lula para ser candidata a uma das vagas ao Senado na chapa de Haddad, Simone Tebet ainda não definiu os nomes dos suplentes ao Senado.

Aliados da ex-ministra afirmam que, até o momento, não houve nenhum acordo com Lula para entregar a primeira suplência a um nome do PT.

Na semana passada, depois de uma reunião em Brasília, Lula bateu o martelo sobre a chapa petista em São Paulo. Haddad será candidato ao governo do Estado, com Márcio França na vice, e Tebet e Marina Silva (Rede) disputarão as duas vagas ao Senado.

Leia também: “Decisão sobre vice de Haddad foi de Lula e contrariou Márcio França

Leia também

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade