Um dos líderes do centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ser candidato ao Planalto em 2026, caso recupere seus direitos políticos a tempo de registrar a candidatura.
Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Todo mundo acha que o Bolsonaro vai ser candidato”, disse Ciro Nogueira, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro entre 2021 e 2022, Ciro Nogueira considera a possibilidade de o Senado anistiar o ex-presidente.
O senador é autor do Projeto de Lei n° 3316, de 2023, que pretende anistiar os candidatos a presidente e vice-presidente que tenham sido declarados inelegíveis nas eleições gerais de 2022, “restabelecendo-se os respectivos direitos políticos”.
Ciro Nogueira não acredita em impeachment no STF nessa legislatura
O senador do Piauí ainda avalia que, hoje, “não tem chance de passar” um impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “É mais discurso político, não tem essa possibilidade”, declarou o senador. No entanto, o parlamentar diz que vê esse cenário possível caso a composição do Senado mude no futuro.
“Tenho alertado que, se eles [os ministros do STF] não diminuírem esse excesso de protagonismo, se não encerrarem esse inquérito [das fake news], essa situação será a grande pauta da eleição para o Senado”, considera Ciro Nogueira.
O senador ainda fez um apelo ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. “Não tem sentido um inquérito ficar aberto cinco anos, ele tem de encerrar esse inquérito”, disse. Ele também afirma “ter certeza” de que seus colegas de Supremo não o repreendem publicamente “para não ser contra o ministro Alexandre”.
Ciro Nogueira anuncia apoio a Hugo Motta
O senador defendeu a eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como futuro presidente da Câmara. Atualmente, há três nomes em cogitação: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).
Ciro Nogueira diz que “já previa que isso iria dar problema, que iria acabar vindo um quarto nome”, observou, referindo-se a Hugo Motta. “Não tenho dúvida de que o Hugo vai ser candidato único no início do ano.”
Motta tem ao seu lado o apoio do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Além da articulação na Câmara, o alagoano buscou o presidente Lula para propor o nome de Hugo Motta. Ainda assim, Ciro Nogueira garante que Hugo Motta não adotará um mandato governista. “Ele vai ser um candidato da Casa; o perfil dele tem deser de independência”, disse, ao observar que Hugo Motta “vai ter o mesmo perfil do Lira”.
Hugo Motta, por sua vez, buscou o apoio de Bolsonaro. O ex-presidente pediu que o presidente da Câmara colocasse em votação as matérias, independentemente de ser governo ou oposição, incluindo a anistia aos acusados pelo 8 de janeiro. É o que diz Ciro Nogueira.
Leia mais
O senador disse que “ficaria muito feliz e honrado” em ser candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro ou do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, “ou de qualquer candidato dele” nas eleições de 2026.
Formado em Direito, Ciro Nogueira foi deputado federal pelo Piauí entre 1995 e 2011. É presidente nacional do Partido Progressista (PP) desde 2013 e foi eleito senador piauiense em 2018. Foi ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), ao atuar de 2021 até o fim de 2022.
Leia também: “Como vota, senador?”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 195 da Revista Oeste
Esse senadorzinho é simplesmente medíocre.
O Senador esquece algo simples, ditadores perdem a noção da decência e do ridículo basta lembrar que o ministro hoje dono do tacape que masacra os manés foi considerado um dos maiores constitucionalistas do país que hoje de forma absurda viola como quer sem a menor reação dos poderes tão apodrecidos quanto que tambérm se locupletam com a ditadura em claro curso … dolorosa verdade e o píor pode estar por vir.
Senador Ciro Nogueira é um dos responsáveis e culpado pela ditadura que se aprofunda drasticamente no Brasil. Covarde, apoia o ditador, negando-se a assinar o impeachment que salvaria o nosso país.
… em Brasília todos tem os seus motivos … normalmente sempre contra os manés mas no país do cinismo vale a narrativ a jamais o fato.
Dizer que temos que esperar até 2026 pra ter impeachment de um ministro do STF que há cinco anos está perseguindo pessoas simplesmente pq não são da ideologia esquerdista é rir da cara do eleitor né senador babaca. O que vcs senadores deixam esse ditador do STF fazer com o povo é tão ridículo que os senadores dos EUA estão tomando as rédeas pra defender o povo brasileiro. Vcs deveriam ter vergonha na cara, mais isso deve ser pedir demais para um senadores tão covardes né não?
Este tal Ciro Nogueira, é um dos chefões do famigerado Centrão.
Este cara de pau, pensa que as pessoas são babacas!
No “Congresso”, tudo só acontece se essa facção chamada Centrão permitir.
Logo, vá se catar, Zé pescoço…
É um brincalhão. Essas turmas pensam que são imunes ao chumbo, incluindo um alvo que pensa que nasceu em Krypton, o cretino Stédille. O limite da violência será a disputa da propriedade privada no campo.
Aqui não é a Venezuela, é nunca será.
Lá, a turma usa pedras e paus. Aqui, será no chumbo e aço contra os invasores. O dino bem como o polaco, não se preocupam com o Povo.