O governo Lula divulgou, nesta sexta-feira 13, a MP 1.158/23 que determina que o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) responderá ao ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.
O órgão, responsável por prevenir e combater lavagem de dinheiro e corrupção, estava sob o comando do Banco Central.
Durante o governo Bolsonaro, o COAF, que era liderado pelo ministério da Economia, chegou a ser transferido para o ministério da Justiça, na época liderado pelo ex-juiz e senador eleito Sérgio Moro (União Brasil-PR). Mas, logo depois, se tornou vinculado ao Banco Central, para o qual respondia até então.
O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha feito duras críticas à primeira mudança, argumentando que o Coaf não deveria ficar sob “as ordens de um político”, fazendo referência a Moro.
O Coaf não deveria ficar sob as ordens de um político.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) December 8, 2018
Com o anúncio de que seria feita a transferência da presidência do órgão, no governo Lula, Moro questionou, em redes sociais, “Qual seria o motivo técnico que levou o novo governo a transferir o COAF do Banco Central autônomo para o Ministério da Fazenda político?”.
Quase 5 milhões de visualizações depois, mas ainda sem qualquer resposta. Em fevereiro, após a posse, vamos pedir oficialmente explicações. Quem sabe o Ministério da Fazenda pense em algo até lá? https://t.co/8qVpfIquma
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 6, 2023
Na quinta-feira 12, quando anunciou medidas de “recuperação fiscal”, Haddad confirmou que o órgão de inteligência ficaria sob o comando da Fazenda.
Seria uma das primeiras medidas a serem tomadas por um presidente tão chegado ao que cometeu e que o levou à condenação po 12 anos.
Lembram-se quando QUALQUER mudança similar feita por Bolsonaro era imediatamente anulada pelos sinistros do STF? Onde está a Gazela Saltitante agora para fazer o mesmo pedido contra o PT?
Pois é.
Agora fica mais fácil encobrir as falcatruas do pt
Motivo principal da mudança, encobrir as corrupções e os corruptos.
Investidores brasileiros…..sejam espertos dessa vez…realizem seus lucros imediatamente…. E parem de comprar ações….. deixem o mico com os estrangeiros. Retirem ANTES suas aplicações.
Aqui no Brasil é tudo nas coxas…. Como uma MP pode retirar um órgão de uma autarquia INDEPENDENTE???
Qual a bruxaria argumentativa que vão “elaborar “ agora??
Tudo amplamente “justificado pela narrativas cá na lhas da velharia imprensa….
Quero os nomes de todos os deputados e senadores que deixarem passar essa MP
Acertou o Haddad!! O COAF não pode ficar sob as ordens de um político!! Tem que ficar sob as ordens de instituições que idôneas e isentas !!! De preferência embaixo de um POSTE !!
Quero ver os nomes de todos os deputados que NÃO derrubarem essa MP….
Quero ver também os nomes dos covardes que se ausentarem na votação…
AVISO!,,
Questão de tempo dessa quadrilha atacar a independência do BC
Qual seria o verdadeiro motivo ?
Uma boa providência para que o novo governo da “República Popular do Brasil”, possa agir livremente no “manuseio” dos dinheiros públicos. Meu consolo é saber que o governo que sucederá ao atual, certamente outro governo popular, vai encontrar os cofres vazios.
PRONTO!!
Começando a montar a nova estrutura de corrupção…. Em 1 ano…já vão ter dinheiro para comprar o congresso TODO.
Depois reclamam que súplicamos às FOrcas Armadas
Pena que as forças já demonstraram que “não estão nem aí” para o que aconteceu, para o que está acontecendo e para o que, certamente, vai acontecer. A bandeira vai mudar de cor. Eles vão se acostumar à nova cor.
A mudança visa obter – ou ter sob controle para uso político – toda a movimentação financeira de bancos, empresas e pessoas físicas proeminentes. Sem falar que servirá para ocultar a movimentação de partidários do petismo. É um escândalo, considerando a absurda incompetência do atual ocupante do Ministério da Fazenda.
Definição de MP:
“A vigência das medidas provisórias publicadas no DOU é de 60 (sessenta dias), os quais podem ser automaticamente prorrogados por igual período se, dentro deste primeiro prazo, a MP não tiver a sua votação encerrada em ambas as casas legislativas do Congresso Nacional.”
Torço muito para que os novos Congresso e Senado revertam mais esse roubo à nação.
A trapaça esta em transformar um orgão que antes era responsável por prevenir e combater lavagem de dinheiro e corrupção, para o mesmo orgão Fazendo a lavagem de dinheiro e corrupção. Como sabemos no crime organizado petralha, a lavagem de dinheiro e corrupção são essenciais para seu sucesso
Aloprados bisbilhotarão as vidas dos desafetos, ilegalmente.
Bom, Paulo, mas disso eles não precisam. Já tem aliados muito fortes quebrando sigilos, fazendo busca e apreensão, ameaçando, intimidando… Eles já tem tudo o que precisam para calar todas as vozes dissidentes.