O PT registrou 29.807 candidatos nas eleições municipais de 2024, considerando as vagas para prefeito e vereador. Em 2020, foram 31.860 candidaturas.
Assim, no primeiro pleito depois da volta de Lula à Presidência da República, seu partido está com menos candidaturas que na disputa municipal anterior. São cerca de 2 mil candidatos a menos.
Os números fazem parte de um levantamento de Oeste em dados da Justiça Eleitoral. A baixa ocorreu em razão dos candidatos a vereador, que caíram de pouco mais de 29 mil para cerca de 27 mil. No caso das disputas por prefeituras, houve o aumento de 130 políticos. Contudo, no recorte por capitais, o PT reduziu o número de candidatos a prefeito em comparação as eleições de 2020.
Leia também:
Na disputa de 2020, foram 21 candidatos petistas a prefeituras de capitais. Em 2024, a quantidade caiu para 13.
PT e os candidatos a prefeito das capitais
Entre as capitais, o caso mais emblemático é São Paulo, onde o partido de Lula não terá candidatura própria à prefeitura para apoiar Guilherme Boulos (Psol). É a primeira vez que o partido abre mão de encabeçar a chapa pelo Executivo paulistano. Além disso, em comparação a 2020, a legenda deixou de lançar candidato para o cargo de prefeito em nas capitais Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Velho (RO) e Palmas (TO).
Em 2024, o partido de Lula tem candidatos nas capitais Manaus (AM), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Aracaju (SE).