publicidade
Política

Com perfil técnico, Fux quer STF fora dos holofotes

Aos 67 anos de idade, ministro Luiz Fux assume presidência da Corte pelo próximo biênio

Fux
Dias Toffoli deixa o cargo para que Luiz Fux assuma a Corte | Foto: Foto: Nelosn Jr./SCO/STF

Aos 67 anos de idade, ministro Luiz Fux assume presidência da Corte pelo próximo biênio

Fux
Dias Toffoli deixa o cargo para que Luiz Fux assuma a Corte | Foto: Foto: Nelosn Jr./SCO/STF

O ministro Luiz Fux toma posse nesta quinta-feira, dia 10, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. Com perfil linha-dura, Fux é considerado um jurista extremamente técnico.

Receba nossas atualizações

Entre os julgamentos que lhe deram destaque, o mensalão de 2012 foi responsável por alçar Fux como um dos defensores das investigações criminais. Agora, como presidente da Corte, ele terá a missão de blindar a Lava Jato.

Leia mais: “Ao tomar posse, Fux promete harmonia entre os Poderes”

Ainda no mensalão, Fux mostrou-se um defensor da chamada “teoria do domínio do fato”, ao lado do então presidente da Corte, Joaquim Barbosa. A teoria do Direito Penal defende a punição a agentes públicos por controlar a atividade delitiva, mesmo em momentos com pouca suficiência de provas.

Na Lava Jato, o ministro votou a favor da prisão em segunda instância, defendendo a tese de que a ordem de alegações finais não poderia levar à anulação de sentenças. Além disso, foi a favor de que os juízes pudessem determinar a condução coercitiva para o interrogatório de investigados, medida que era adotada pela Lava Jato.

Para a direção da Corte, Fux já sinalizou que tenciona tirar o STF dos holofotes políticos. Por isso, não pretende participar de reuniões no Palácio do Planalto, encontrar-se com o presidente da República, ministros de Estado ou políticos sem relação direta com as atividades do Judiciário.

Perfil

Nascido no Rio de Janeiro, em 1953, Luiz Fux completou 67 anos em abril. Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1976, exerceu a advocacia por dois anos. Além disso, foi promotor de Justiça por mais três anos, até ingressar na magistratura, em 1983, como juiz estadual.

Em 2011, foi nomeado ministro do Supremo pela então presidente Dilma Rousseff, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Eros Grau. Tomou posse em março daquele ano.

Antes de entrar para o STF, Fux passou dez anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde se notabilizou pela especialização na área cível — o ministro é professor livre-docente da área e coordenou o grupo de trabalho do Congresso que formulou o novo Código de Processo Civil, sancionado em 2015.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Leila
    Leila

    FUX TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE CONDUZIR O STF COMO JUIZ E NÃO COMO MILITANTE POLÍTICO. Sem expectativas!

  2. Jose Angelo Baracho Pires
    Jose Angelo Baracho Pires

    Que jamais a sociedade continue perdendo de 0 X 7.

  3. Marilea Do Amaral Menezes
    Marilea Do Amaral Menezes

    Vamos aguardar! Espero que o STF volte às suas competências e PARE de invadir as competências dos outros poderes!!!

    1. Cecília Barbosa Maciel
      Cecília Barbosa Maciel

      Só o tempo nos dirá se teremos uma CORTE realmente sem viés POLÍTICO PARTIDÁRIO com eficiência e LISURA para representa o JUDICIÁRIO .

      1. Alvaro Luiz Devecz
        Alvaro Luiz Devecz

        Ministro, mande desinfetar a cadeira com álcool em gel e reza brava !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade