Durante sua participação em uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais no Senado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que, apesar de o Brasil ter registrado 3,2 milhões de prováveis casos de dengue, a taxa da letalidade dos casos da diminuiu neste ano se comparado aos índices do ano passado. Trata-se de um recorde da série histórica, ainda em abril.
Na audiência, que aconteceu nesta terça-feira, 16, Nísia Trindade apresentou um balanço das ações da pasta até o momento. Ao falar sobre os dados nos casos de dengue no Brasil, ela destacou que, atualmente, a letalidade está menor do que no ano passado.
+ Brasil bate recorde de mortes por dengue
“Os dados de letalidade mostram uma redução em relação ao ano passado, mas o mais importante para nós é evitar essas mortes”, disse Nísia.
Conforme o Ministério da Saúde, a letalidade do óbito sobre o total de casos possíveis de dengue está em 0,04% e em casos graves em 4,12% entre a primeira semana e a 15ª deste ano, diante a 0,08% e 5,50% no mesmo período de 2023.
Além do recorde de casos, a taxa de óbitos por dengue neste ano também superou os registros da série histórica do Ministério da Saúde, que contabiliza 1.345 mortes pela doença em 2024.
+ Brasil lidera (com folga) casos de dengue na América Latina
Nísia Trindade ainda defendeu o trabalho do ministério nas ações de combate à dengue. A ministra da Saúde disse que as condições climáticas contribuíram para proliferação do vírus para o Sul do Brasil. Além disso, ressaltou a atuação da pasta com os municípios.
“O Ministério da Saúde atuou em todas as frentes, não de gabinetes, mas junto a [sic] Estados e municípios, com divulgação para sociedade, e sobretudo agora com foco no controle dos focos do mosquito e de impedir as mortes”, continuou.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Apesar de enfrentar desgastes, a ministra da Saúde tem apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se proteger das pressões da oposição, do centrão e de alas do próprio PT.
Aliás engraçado não: TRISTE!
O Engraçado foi que o governo ficou calado com a morte recente, pelo que se sabe, por DENGUE do Vice presidente da CAIXA, Marcelo Bonfim. E ai Nizia?????????
Pessoas como essa ministra incompetente só tem vez num país tipo o Brasil.
Ou as religiões são as grandes mentirosas ou esses aí vão queimar no inferno eterno. AMÉM!
A ministra que não entende nada de saúde deveria agora contar a piada do papagaio.
Dengosa da 3° idade.
Cretina mentirosa.
Cadê a contagem da Mídia? O governo gasta com publicidade para calar os vendidos. Vacina que é bom, tem mas tá faltando.
A incomPTência é a marca da Cleptocracia, roubam Pai, Mãe e filha!
E na epoca do bom governo Bolsonaro os ministros muito comoetentes por sinal eram escrachados. Maldita esquerda criminosa.
Olha quem esta ao lado dela.
Essa mulher tem alfyma coisa que protege ela. Foi presidende da Fiocruz e destruiu, por ond passa da show de incompetência. Quem protege?