Antes de uma sessão no plenário, nesta quarta-feira, 6, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram piadas sobre a possibilidade de terem seus vistos para os Estados Unidos cancelados depois da vitória de Donald Trump. A brincadeira entre eles era tentar adivinhar quem seria o primeiro a perder a permissão para a entrada no país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com a Folha de S.Paulo, a conversa ocorreu com a presença do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Kassio Nunes.
Em setembro, senadores e deputados republicanos dos EUA enviaram uma carta ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, com pedido de revogação dos vistos de membros do STF. O documento chamava Alexandre de Moraes de “ditador totalitário” e afirmava que os demais eram “cúmplices de práticas antidemocráticas”.
Possíveis consequências da vitória de Trump para membros do STF
O governo do democrata Joe Biden ignorou a carta. No entanto, com a vitória de Trump, a expectativa é que a pressão sobre a Corte brasileira aumente. Isso pode ocorrer especialmente para tentar reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e discutir uma anistia que lhe permita concorrer em 2026.
+ Deputada republicana que chamou Moraes de ‘operador totalitário’ é reeleita nos EUA
Segundo o jornal, os ministros parecem calmos quanto ao novo contexto político. As pressões dos EUA já eram frequentes, mas não resultaram em ações concretas.
Além do pedido de revogação dos vistos, parlamentares norte-americanos divulgaram um relatório que critica a liberdade de expressão no Brasil. Além, disso, eles mencionam a suposta omissão do governo Biden. O documento foi elaborado pelo Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos EUA, com apoio de parlamentares brasileiros alinhados a Bolsonaro. Eles solicitam sanções econômicas contra o Brasil.
Leia também: “O choro da esquerda brasileira à vitória de Trump”
Hoje ri amanhã chora!
Peço Socorro a Deus
Socorro Trump
Socorro Musk.
Seria realmente cômico não fosse tão séria essa avacalhacao de ministros vitalícios.
Se compram com Imperadores do Brasil.
Demônios, Satanás.
Governo americano pode sim impedir que pessoas ingressem em seu território por vários motivos.
Espero que Donald Trump e Elon Musk batam de frente com os ditadores de plantão!!
Deu até dó. Baba ovo demais!
Kkkkkk
Espero que Donald Trump e Elon Musk batam de frente com os ditadores de plantão!!
Eles se acham deuses… se acham acima das leis, porque eles estão fazendo as leis por aqui…
Mas assim como todos os reis do mal, um dia caem… E a queda será feia !
Eu não acredito que ministros do STF tenham seus vistos para entrada nos EUA cancelados. Entretanto, se algum deles criticar Donald Trump ou Elon Musk de forma leviana tipo “perdeu mané”, podem esquecer dos passeios a Nova York, para gastar uma parte dos seus salário astronômicos em compras nas lojas sofisticadas de Manhattan.
Infelizmente não vai acontecer nada contra esses ditadores da toga, mas a torcida é grande para que percam os vistos.
Rir à toa acontece quando o sujeito está sob efeito de drogas ou extremamente nervoso.
Devem estar com o piscando .
E imaginar que a nossa Suprema Côrte, é composto por este bando!……
Quanta pretensão desses infelizes ao imaginar que o governo dos EUA vai perder tempo com eles.
O que acontece no mundo passa por Nova Yorque, ou seja passa pelo EUA, assim já inicia-se o ostracismo desses terroristas à la Transilvânia.