publicidade
Política

Comissão convida ministro da Defesa para explicar compra de Viagra

Parlamentares também querem esclarecimentos sobre aquisição de próteses penianas e apuração paralela das eleições

ministério da defesa constituição
O então comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, durante cerimônia do Dia do Soldado - 25/8/2021 | Foto: Marcos Corrêa/PR

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 4, um convite ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para que ele dê explicações sobre a compra de Viagra e próteses penianas pelas Forças Armadas. O requerimento foi protocolado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Os parlamentares também querem que o chefe da pasta explique a sugestão feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para que os militares façam uma “apuração paralela” nas eleições deste ano.

Receba nossas atualizações

Por se tratar de um convite, e não de uma convocação, o ministro não é obrigado a ir. Entretanto, a liderança do governo sugeriu que Paulo Sérgio Nogueira compareça à comissão em 8 de junho.

O órgão também aprovou convites para ouvir os ministros Victor Godoy (Educação), Marcelo Queiroga (Saúde) e Fábio Faria (Comunicações) sobre outros temas. Um acordo feito pelos membros da comissão transformou a convocação em convite.

Viagra

No mês passado, o deputado Elias Vaz (PSB-GO) divulgou a compra de mais de 35 mil comprimidos do remédio Viagra pelas Forças Armadas. Na época, o ministério da Defesa alegou que “os processos de compras das Forças Armadas são transparentes e obedecem aos princípios constitucionais” e que o medicamento é usado para o tratamento de hipertensão pulmonar.

O vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), alegou que a compra seria para os militares aposentados. “Nós temos farmácias. A farmácia vende medicamentos. E o medicamento é comprado com recursos do fundo”, afirmou. “Então, tem o velhinho aqui [aponta para si próprio]. Eu não posso usar o meu Viagra, pô? O que são 35 mil comprimidos de Viagra para 110 mil velhinhos que tem? Não é nada”.

O caso foi parar no Tribunal de Contas da União, que irá investigar a aquisição feita pelas Forças Armadas.

Próteses

A Defesa também deverá esclarecer a compra de 60 próteses penianas infláveis feitas pelo Exército Brasileiro (EB). Pregões de 2020 e de 2021 mostram que foram gastos quase R$ 3,5 milhões na aquisição.

Na ocasião, o Exército informou que somente três próteses penianas foram adquiridas em 2021 “para cirurgias de usuários do Fundo de Saúde do Exército”.

“A quantidade de 60 (sessenta) representa a estimativa constante na ata de registro de preços e não efetivamente o que foi empenhado, liquidado e pago pelas Organizações Militares de Saúde”, alegou o EB.

 

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Não sou democrata? A nossa é um arranjo que nos faz crer que nela e com ela vivamos. Com efeito, Câmara e Senado brasileiros são duas casas que servem para abrigar carreiristas profissionais.Isso precisa ter um fim.

  2. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Vão passar vergonha novamente. O hospital militar é irrigado com dinheiro dos próprios militares descontado em folha. Não sei se entra também dinheiro público, mas, que descontam na folha é fato.

  3. Agnelo A. Borghi
    Agnelo A. Borghi

    Esses canalhas são machos para convocar o Ministro da Defesa para explicar algo que já está mais do que explicado, mas são cordeirinhos para convocar os ditadores de toga do stf. Essa Camara é um antro de vagabundos de rabo preso.

  4. Joelmir Pedro Diniz
    Joelmir Pedro Diniz

    VAMOS LA E DAREMOS UMA AULA OU MELHOR LIÇÃO SOBRE DEMOCRACIA,ESSA E UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE DEMONSTRAR A VERDADE E O QUE SIGNIFICA LIBERDADE DE OPINIAO.

  5. Roberto Castelo Branco
    Roberto Castelo Branco

    Deviam chamar o presidente do TSE para explicar porque escolheram o General ex ministro da Defesa para ser o Diretor da Tecnologia da Informação do tribunal. Logo ele, que não tem formação na área. Parece que o General viu os questionamentos dos especialistas militares em guerra cibernética e gentilmente declinou o convite alegando motivos pessoais, após tê-lo previamente aceito.

  6. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Tem um detalhe: e é par investigar tem que saber para quem foram fornecidas as próteses para comprovar a compra e o uso. Só que não existe esta possibilidade em virtude da privacidade. A não ser que até a liberdade a proteção de dados e privacidade das pessoas estão sendo minadas pela esquerda e pelo STF.

  7. Alessandro Mauro Gobetti
    Alessandro Mauro Gobetti

    Enquanto isso, os ministros do STF continuam tomando ações inconstitucionais e o Senhor Pacheco fica sentado na boneca, complacente como se ninguém estivesse percebendo nada.

  8. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Mais um jogo de cena desnecessário da medíocre esquerda que não faz nada (nunca fez) pelo desenvolvimento do Brasil, apenas tratando de atender às doenças mentais de seus membros complexados, frustrados e incapazes. Nada que um requerimento formal não abrangesse e resolvesse com uma resposta em mesma via.
    Pobre de nós que permitimos a essa cambada de medíocres degradadores de nossa sociedade avançarem tanto na política, no meio artístico, na imprensa e no MEC!

  9. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Kkk… Os parlamentares querem saber se eles também terão acesso a esses produtos!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade