O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi convidado nesta terça-feira, 17, a comparecer à Comissão de Segurança da Câmara. Apresentada pelo deputado Luís Miranda (Republicanos-DF), a medida foi aprovada pelo colegiado. A comissão quer explicações sobre o reajuste salarial para agentes de segurança.
O ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou à comissão, em 10 de maio, que enviou ao Ministério da Economia as propostas dos agentes de segurança que recebem recursos da União, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e polícias militar e civil do DF.
O presidente da comissão, Aluisio Mendes (PSC-MA), estabeleceu um prazo de duas reuniões da comissão para a ida do ministro. Caso Guedes não responda ao colegiado, os deputados podem aprovar uma convocação — neste caso, a presença do ministro Paulo Guedes se torna obrigatória.
O presidente Jair Bolsonaro prometeu conceder um reajuste de 5% a todos servidores do Executivo. O reajuste concedido pelo governo não recompõe as perdas inflacionárias dos últimos meses, o que desagradou aos policiais.
O custo estimado do reajuste é de cerca de R$ 6,5 bilhões. Contudo, o governo só dispõe de R$ 1,7 bilhão no Orçamento deste ano para essa finalidade.
Leia também: “‘O governo faz uma reforma administrativa silenciosa'”, entrevista com Adolfo Sachsida publicada na Edição 112 da Revista Oeste
Vá lá Guedes e dê uma aula a esses imbecis do congresso.