A Comissão de Anistia negou nesta quinta-feira, 28, um pedido da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para receber indenização de R$ 10,7 mil por mês. Dilma solicitou a compensação em 2002, dizendo-se perseguida durante o regime militar — 1964 a 1985—, mas só agora seu processo foi julgado.
A comissão, criada há 20 anos, tem o objetivo de oferecer reparação a vítimas ou familiares por causa de perseguição durante o regime militar. Atualmente, a comissão é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Dilma era militante de uma organização de esquerda em luta contra o regime militar, sendo presa e, segundo relatos, torturada. A defesa da ex-presidente afirma que ela foi impedida de retomar o curso de Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que foi pressionada a se demitir da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com a defesa, a demissão teria sido uma exigência do Serviço Nacional de Informações, órgão de inteligência (espionagem) da ditadura.
Para os integrantes da comissão, prevaleceu o entendimento de que o pedido de Dilma não pode ser analisado, pois ela já teve a anistia reconhecida pelo governo do Rio Grande do Sul.
Adriana Vieira, conselheira da comissão, disse que o pedido de Dilma foi mais um “inconformismo”. “Está claro que o pleito nada mais é do que o inconformismo de Dilma quanto ao modo em que aconteceu a anistia no Rio Grande do Sul”.
O general Luis Eduardo Rocha, também conselheiro, colocou em xeque os motivos que levaram Dilma ser perseguida. “Ela foi presa e julgada por pertencer à luta armada, que atuava na ilegalidade”, disse o general. “Não foram motivações políticas. Ela optou por isso e também por pertencer à organização armada, que cometia atos terroristas”.
Relacionadas
Vai trabalhar vai, estocadora de vento seria uma boa não precisa pensar.
Essa anta tem direito à aposentadoria por ter sido presidente do Brasil. Na noite seguinte ao impeachment seu advogado correu ao INSS, entrou pelos fundos, e entregou ofício solicitando aposentadoria, pelo INSS, 100%. Sem nunca ter recolhido 1 centavo ao Regime Geral de Previdência. Que lei é essa que permite a anta ter duas ou mais aposentadorias?
TADINHA DELA! FOI TÃO TORTURADA QUE ATÉ CONSEGUIRAM EXTIRPAR
QUASE TODOS OS SEUS NEURÔNIOS. SÓ FICARAM DOIS, QUE NEM SEMPRE CONSEGUEM FAZER SINAPSES!.
trabalhar que é bom…..esquerdalha foge de uma carteira assinada como diabo foge da cruz
Essa Terrorista era pra tá presa, recebe 4 pensões, recebe dinheiro como ex presidente, e ainda tá reivindicando. Tem que reformular o país pra beneficiar o povo e não a essa corja de vagabundos
Essa bandida é que deveria indenizar o povo brasileiro. Safada.
E difícil ter que suportar uma ex: Presidenta,
que sofreu um esporão do povo brasileiro.Mas sem perde o seus direitos político. Qual é a diferença dela para o ex: Presidente Collor? Agora me vem com essa falta de contentamento querendo dinheiro. Fala sério!!
Era só o que faltava.
Essa foto deu medo. Parece o C|huck, do filme Brinquedo Assassino.