Uma sessão no Senado nesta terça-feira, 5, colocou em debate o ativismo judicial e a separação entre Poderes. Convidados, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não compareceram à audiência.
A sessão na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado foi solicitada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e presidida por Reguffe (União Brasil-DF)
“Falamos com a assessoria do ministro Barroso e ele infelizmente não vem”, afirmou o senador Reguffe durante a audiência.
Entre os nomes presentes, estiveram o jurista Ives Gandra Martins e Ivan Sartori, ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Alguns dos convidados participaram de maneira remota.
No documento de solicitação da sessão no Senado sobre o STF, Eduardo Girão afirmou que “o flagrante ativismo judicial imposto por algumas instâncias do nosso Poder Judiciário, mormente o Supremo Tribunal Federal, mas não só ele, tem interferido diretamente e, diga-se de passagem, intencionalmente em decisões de outros Poderes da República”.
“Vácuo do Legislativo”
Na abertura da sessão desta terça-feira, Eduardo Girão afirmou que ainda esperava pelas participações de Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Na sequência, Espiridião Amim (PP-SC) tomou a palavra e se manifestou antes dos convidados, criticando a exposição de ministros do STF em eventos no exterior e a ausência na audiência do Senado.
Em sua manifestação, Ives Gandra Martins argumentou que a tendência crescente de ativismo do Supremo se deu para preenchimento de um espaço que pertencia ao Congresso na tomada de decisões.
“Estamos vivendo um momento em que o poder Judiciário se transformou em subpoder da República, tendo o direito de corrigir os rumos do Executivo, ou legislar nos vácuos do Legislativo sem perceber o silêncio eloquente que o Legislativo faz, porque eles representam o povo.”
Já Ivan Sartori criticou o sufocamento do debate sobre o voto impresso por parte de Tribunal Superior Eleitoral (TSE), falando em “cidadania ceifada”. “O povo tem que ter segurança que foram eleitos aqueles que foram votados. O Judiciário tem que dar satisfação para o povo.”
O ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo ainda ressaltou o que entende ser perseguição política do deputado federal Daniel Silveira, do jornalista Allan dos Santos e do presidente do PTB, Roberto Jefferson.
“O ativismo é mais do que judicial. Estamos vivendo um ativismo político, e não podemos aceitar que o Brasil caminhe para esse rumo”, afirmou Sartori.
Tem q levar algemados….e se recusarem fuzila
Será que o Presidente do Senado tomará alguma atitude ou continuará na sessão de beijos com os congressitas esquerdopatas.
Aonde já se viu, uns simples mortais convocando “deuses do olimpo” para se esclarecerem???!!!
Oras!!! Estão loucos, senhores senadores?
Alguém, na sua consciência acreditaria que esses dois “semi deuses” iria comparecer no senado para serem interrogados? Tá na hora daqueles que são convidados ou intimados a informar alguma coisa ao STF não darem bolas as suas convocações. Chega de arbitrariedades.
Alguém esperava estes dois por lá? no meu entender não foram com medo de serem e seriam constrangidos sim .. o povo cansou destes ditadores.
Assisti esta sessão do Senado e fiquei pensando o que é que os ministros do Supremo vão achar de tudo isto, pois não se trata, como eles costuma dizer, de bolsonaristas. São ilustres figuras, com pensamentos coerentes e com definições muito bem elaboradas. Como ficamos agora, Rodrigo Pacheco?
O ativismo do supremo, além de judicial, passou a ser político e policialesco. Alguém tem que colocá-los no devido lugar constitucional de onde nunca deveriam ter saído. Já está passando da hora disso acontecer!
Eles gostam de agir como moleques, no momento em q surge alguma situação q devem agir como homens e explicar o q está acontecendo eles correm, comunista é tudo igual!
Sob as suas togas se mostram corajosos e pisam na Constituição Federal que deveriam defender, escancarando suas inclinações totalitárias e antidemocráticas. Porém, instados a comparecer perante o Congresso para explicar seu ativismo político e partidário, escondem-se como acontece com os covardes.
Então eles deram o exemplo para nova relação entre os poderes.
A pinta das bonecas na foto dá nojo!
A solução está com o povo no voto, este senadozinho é uma vergonha ou outra solução…
Como de costume, os Iluministros “cagaram” para o Congresso. Até quando a “casa dos representantes do povo”, eleitos pelo voto direto, será desprestigiada pelo STF e alguns de seus ministros ativistas?????
Que vergonha para o Senado e os Senadores, os Supremos nem satisfação deram, tratam os Senadores como subalternos. Ou o Senado reage, ou fecha de pura vergonha.
Subalternos é pouco, são tratados como lixo, que por suas atitudes corrobora nossa percepção, infelizmente.
E agora senadores caras de tacho, ainda vão continuar a proteger esses elementos?
Esses ditos juízes afrontam a constituição, as instituições, não merecem o mínimo de respeito pela sociedade, eles estão a serviço do povo, não são donos do Brasil, se são convocados tem que comparecer, deveriam ser obrigados , até pela polícia , ou saem do cargo….
Zero surpresa.
Atitude de c4n4lh4s é assim mesmo.
Foi aprovada a segunda audiência dessa comissão, porém, com a presença do Ministro da Defesa, no lastro das advertências públicas de cidadãos do gabarito de Ives Gandra e Sartori.
As etapas do bom senso, a comunicação recente com a mídia internacional, as tentativas extra-judiciais de conter o TSE e a fraude das urnas já anunciada, mostram a maturidade do Poder Executivo.
Foi aprovada a segunda audiência dessa comissão, porém, com a presença do Ministro da Defesa, que vem com o art. 142 no lastro das advertências públicas de cidadãos do gabarito de Ives Gandra e Sartori.
As etapas do bom senso, a comunicação recente com a mídia internacional, as tentativas extra-judiciais de conter o TSE e a fraude das urnas já anunciada, mostram a maturidade do Poder Executivo.
Infelizmente a verdade está escancarada, o STF não respeita o Senado Federal, a mais
alta instância do poder Legislativo do país, é uma vergonha Nacional, vermos senadores
se curvando a esses militantes esquerdistas, deveriam serem convocados sumariamente
sem condições de recusas, são um bando de corvardes, infelismente a população Brasileira esta desamparada, a merçê dos ditadores.
Alguém tinha duvida de que não iam comparecer ? Maioria do Senado é repugnante e o Pacheco representa muito bem a categoria.
SÓ UM DECRETO DE ESTADO DE EXCEÇÃO NOS SALVA, O QUE ESTA AÍ , NÃO IRÁ MUDAR, OLHAREMOS A FRAUDE ACONTECER E NOS ENFIARÃO GOELA A DENTRO, MANDANDO PROCURAR O STF, COMO ACONTECEU NOS EUA. INFELIZMENTE É O QUE ESTOU VENDO. !!!
Carlos, qualquer ato intempestivo nesse momento, atenderia apenas aos interesses midiáticos dos desesperados progressistas, fantoches dessa esquerda nociva.
Penso que, uma ação amparada na CF, seria o 142 para o adiamento das eleições, até que as urnas de terceira geração sejam implantadas.
É só pedir emprestado ao Paraguai, Alemanha ou Noruega.
Brilhante, ainda não tinha visto alguém levantar a hipótese de adiar por pelo menos 6 meses as eleições, pra botar tudo no devido lugar, inclusive os deuses do Olimpo.
EU TINHA CERTEZA ABSOLUTA DISSO, ACERTEI. NUNCA IRÃO, SABE QUE EM NADA DARÁ, POIS AS REGRAS SÃO ELES QUE DITAM, JAMAIS IRIA SE FICAR POR BAIXO.
TÍPICOS DELES. QUEM VAI PRENDE-LOS OU TIRA-LO DO STF, NINGUÉM. O PIOR QUE ESSES SENADORES AINDA PASSAM POR INGÊNUOS SUJEITO A CHACOTA.
Trocar todos os senadores(1/3) em outubro é o que nos resta.
Boa Noite.
A/C REDAÇÃO
Seria importante que está revista tivesse uma alternativa no idioma inglês. As reportagens, não podem estar mais restritas somente ao público em português. Acredito que estes conteúdos por aqui publicados, devem ser produtos de exportação, e que haja mídia receptiva em diversos espaços mundo afora.
Afonso Barretto
Abracem está ideia!
Juntos na degola dos imprestaveis.
A maioria dos senadores deve estar confiante de que cada uma de suas respectivas reeleições está garantida pelo respaldo do sistema ao qual pertencem os “iluministros”, por isso não estão nem aí para os eleitores.
Nos preocupa sobremaneira as eleições deste ano, principalmente quando avaliamos isto aí André. As cartas são marcadas para senadores, e também D federais. Ou não ganharíamos de presente Rodrigos do quilate de Pacheco e Maia.
Alcolumbre é caso ainda mais sério, já que o nome de família tem fumaça com o narcotráfico.
Façam um convite à eles para se candidatarem para as eleições de outubro.
O que seriam esses dois sem a toga ?
Estas manifestações de Senadores e Juristas renomados sobre a atuação do STF está surtindo efeito, mesmo eles não comparecendo a audiência, nota-se que os Ministros não estão se expondo, as entrevistas zeraram, e isto faz bem a Democracia.
É claro que os ministros não vão dar satisfação ao senado, pois já mostraram que mandam no legislativo.
O bom seria que agora em vez de convite fossem CONVOCADOS. Será que não iriam. O dificil é ter senador com coragem para isso. Eu já desconfiava que não iam. Mas, achei que pelo menos dariam alguma satisfação. Vamos esperar os próximos capítulos.
SENADO DESMORALIZADO.
#ForaPacheco
Os 2 b0stas k garam pro senado
Enquanto tivermos PATRIOTAS atentos e alertas com o que acontece no Brasil, não cairemos nas mãos de Ditadura Comunista
Ir no senado para que? Os iluministros já provaram que são os deuses!! Legislativo e executivo são inferiores enquanto não derem uma resposta efetiva a estes ditadores!
Já tô até vendo… “O senador Girão está atacando o STF”. Logo a PF baixa lá na casa dele.
Esperar o que desses DOIS CANALHAS?????
Penso que deveriam ter marcado essa sessão, “excepcionalmente”, em Portugal……
Tá chegando a hora da onça beber água.
Quem abriu a seção? Rodrigo Pacheco, ou Ele estava almoçando com o bostão presidente de Portugal?
Os ministros ignorando o convite confirmaram que o senadores são seres inferiores sem poder e sem nenhum valor, estão lá apenas para cumprirem as ordens emanadas dos deuses supremos que habitam o STF, e caso insistam receberão 100 chibatadas em praça pública.
Era só ter buscado os dois excrementos pelas orelhas e debaixo de cacete!
Por menos.
DEBAIXO DE VARA!!!
É obvio que, covardes que sao, nao compareceriam. Sao muito valentes escondidos atras de suas togas e de seus seguranças. Enfrentar o contraditorio, ao vivo? Jamais!
Bem previsevel !!!
Se o senado tivesse um mínimo de pudor ou coragem ou vergonha na cara já teria impichado estes escrotos só pelas declarações que dão em suas “palestras”no exterior
Se fosse um evento da esquerda compareceriam! Se o Randolf Rodrigues convidasse, certamente iriam! Bando de covardes!
Ou são covardes ou não teve pagamento, por isso não compareceram!
Os ministros do STF adoram meter o pau no presidente e no Brasil lá fora, mas na hora de enfrentar um debate aqui no Brasil não comparecem, são uns covardes!
Só vão onde rola grana!
Nosso Senado esta de quatro para o Supremo!
Ministros do STF vivem ministrando palestras no exterior, mas não conseguem atravessar a rua para participar do evento realizado pelo Senado Federal ?
Os dois ministros cagaram para o Senado Federal. Só isso já prova o ativismo e as ilegalidades dos dois que foram convidados e não foram e nem justificaram. Se fosse para ir num evento do encantador de focas ou de uma pauta esquerdista, cancelariam qualquer evento .