Um artigo publicado no site da CNN norte-americana está dando o que falar nas redes sociais. Conforme o texto, brancos que compartilham memes de pessoas negras cometem “racismo contemporâneo”.
A prática já tem nome: blackface digital. Em linhas gerais, ela ocorre quando brancos “cooptam” expressões on-line de imagens, gírias e elementos da cultura negra para transmitir “alívio cômico ou expressar emoções”. Se negros, contudo, usarem os memes, não é racismo. Isso porque eles têm lugar de fala.
O artigo dá mais detalhes a respeito desse comportamento. “O blackface digital está errado, porque é uma reembalagem moderna de shows de menestréis, uma forma racista de entretenimento popular no século 19″, afirma o autor. “Foi quando os atores brancos, rostos escurecidos com cortiça queimada, divertiram o público interpretando personagens negros como simplórios desajeitados e despreocupados. Essa prática continuou no século 20 em programas de rádio.”
Esse tema veio à tona depois de um vídeo de uma mulher negra chamada Kimberly Wilkins viralizar nas redes. Após escapar de um incêndio em um apartamento, e ser entrevistada por um repórter, ela responde sem rodeios: “Ninguém tem tempo para isso”. O conteúdo passou a ser usado em diferentes contextos pelos internautas para fazer troça de momentos hilários da rotina.
Vamos criar um White-face digital imediatamente.
Esses NEO-PROGRESSITAS já estão inventando problemas para terem o que problematizar. Memes são altamente inclusivos – tem piadas de todo tipo de raça, genero, espécie, condição social. Tem piada de tudo.
Vou passar a ser identitario da direita. Apesar de branco de nascença me identifico como negro. Se genero e uma construção social cor da pele mais aínda…e salve michael Jackson
O supremacismo negro avança. Se não for freado agora, daqui a pouco será impossível.
Simples, vamos promover uma limpeza de memes na internet !
Ninguém sabe se quem está do outro lado do teclado é branco ou preto ou amarelo, ou cinza, já vi gente pintada de diversas cores com o corpo todo tatuado, e usam a internet !
Não temos como saber, melhor limpar todos os memes que não podem ser usados com inteligência artificial !
‘ Atualmente até olhar para pessoas negras já é racismo. Logo seremos presos apenas por sermos brancos ‘. Esse simples comentário foi apagado pelo clubinho cheiroso da Revista Oeste, tão defensora da liberdade de expressão e contra a censura……….apenas quando lhe é interesse.
Eu nem uso rede social mais. Ficou tão chato… O pessoal deveria deixar as redes apenas para os mimizentos se isolarem na bolha deles. O restante do mundo que seguisse o seu curso. As pessoas precisam parar de dar audiência para essa gente recalcada que quer lacrar com politicamente correto, ESG, cultura da morte… É uma desumanidade.
Eu excluí minhas redes sociais! Tem q ter tempo e paciência p ficar nelas… Fora a burrice q tem nelas e os mimizentos…
Não se preocupem. De justiceiros sociais de teclado, o mundo está cheio. Essa gente é covarde demais para um enfrentamento real. Como bem disse o comediante Apóstolo Arnaldo: “ninguém que morasse a mais de 700 metros de distância de um adversário de ideias deveria estar autorizado para um debate”. Sim, porque só dessa maneira se sabe quem é quem.
Deixa eu entender, então… Quer dizer que se eu compartilhar um meme do Will Smith dando um tapa no Chris Rock, eu estarei sendo racista? 🙆♂️ Mas pqp… Eu tava fazendo menção ao tapa em uma cerimônia do Oscar…
Bando de mimizento do caraí… O mundo tá ficando muito sem graça…
“Ter lugar de fala” é um termo bonitinho que a esquerda achou para por no lugar da palavra “censura”. Assim fica mais fácil dos desavisados engolirem.
Cara, esse tipo de coisa só pode ser obra da China/Rússia, porque não tem cabimento levantar uma idiotice dessa no estado atual
Estou me sentindo discriminada também: branco-fobia, racismo-branco.
Teremos que tirar inúmeros palavras do dicionário. Melhor não comentar. Não sei se sou branca, pois o fenótipo é branco, o genótipo não, pois a tinha uma tia-avó que era negra ou indígena. Sei lá. Nunca me pareceu relevante, pois todos somos humanos. Tenho afilhado negro e amo como filho.
cadê a igualdade de direitos?… a liberdade de expressão?… (baahhh!!!)…