A Justiça do Rio de Janeiro revogou, nesta quinta-feira, 9, a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A medida será substituída por ações cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, apreensão do passaporte e comparecimento mensal à Justiça. A decisão se refere à Operação Calicute, que levou Cabral à prisão em 2016.
O pedido da defesa foi aceito por quatro dos sete desembargadores que votaram durante a sessão no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Anteriormente, Cabral já havia conseguido uma vitória na Justiça do Paraná, quando recebeu o direito de recolhimento noturno.
URGENTE: Justiça decide soltar Sérgio Cabral, que agora está livre para andar nas ruas do RJ, apesar de condenado a mais de 400 anos de prisão. Foi para evitar casos assim que pedi ontem a criação de Comissão Especial para discutir a prisão em 2ª instância. O BR não aguenta mais.
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) February 9, 2023
O político é acusado de liderar um esquema de corrupção no governo do Rio de Janeiro. Ele passou seis anos preso e acabou solto em 2022, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Cabral foi condenado a 400 anos de prisão.
Outras decisões favoráveis a Cabral
Essa não é a primeira vez que a Justiça concede uma decisão favorável ao ex-governador. Em dezembro do ano passado, a magistrada Gabriela Hardt determinou a expedição do alvará de soltura de Cabral.
“O acusado fica advertido dos termos e das condições impostas para o cumprimento da pena em regime domiciliar, principalmente, que deverá permanecer recolhido em prisão domiciliar pelo período integral nos dias úteis, fins de semana e feriados”, escreveu a juíza, na época.
Ministros do STF também julgaram decisões favoráveis a Cabral. Ainda em dezembro de 2022, o STF revogou a prisão do ex-governador. O placar do julgamento ficou empatado em 2 a 2, e o voto decisivo coube ao ministro Gilmar Mendes.
O político permaneceu preso por seis anos e era o último dos condenados na Operação Lava Jato que ainda cumpria pena em regime fechado. Ele foi condenado em 23 ações penais, que acumulam mais de 400 anos de prisão. A principal acusação é de ter chefiado uma quadrilha responsável por fraudar centenas de licitações públicas no Rio de Janeiro.
Uma prisão preventiva de seis anos é tão criminosa quanto os hediondos crimes do vagabundo e quem permitiu isto deveria ser condenado com rigor pois avacalha e desmoraliza ainda mais uma instituição já no lixo e no desprezo de toda uma nação MAS já que tem de ser que não esqueça de enxugatv as vótimas com os lencinhos colocados entre os chifres em Paris que tanto humilharam este país de ignorantes e covardes.
Esta é a referência que precisam prá continuarem degradando os manés.
Em breve entrevista com o Bonner no Fantástico, não sem antes um tipo katay entrar com pedido de indenização contra a República “democrática”.
Com tantos marginais, que colocaram seus estados no topo do infortúnio da pobreza, e como prêmio foram alçados aos cargos de maior importância no País, melhor mesmo é que se tenha a vergonha de afirmar tratar-se este País de República “federativa”, e se iniciar uma onda separatista.
Essa é a prova que o crime compensa. De 400 anos para 6, a diferença é estúpida, assim como a mente dos desembargadores e togados que autorizaram isto.
São todos culpado do país estar nesta situação de descrédito total.
O quê vale nesse país é ser corrupto até ser apátrida e comunista
Se o STF colocou seu candidato ladrão na presidência , Cabral ser solto é pinto diante de tanta pilantragem dessa quadrilha que é protegida pelo narcotráfico
Esse tipo de decisão judicial, deveria conter uma frase, como um slogan, no rodapé da última folha: “Nós cuidamos dos nossos, não os deixamos para trás”.
Mais um ano e volta a concorrer para governador e ganha, pois a maioria do povão se identifica com esse tipo de político e gosta de vagabundo e ladrão. Exemplos no Rio, no governo federal e em grandes capitais do país não faltam. Tenho pena da nova geração que vai pagar uma conta caríssima pelo q vai acontecer no país nos próximos anos. A quadrilha é enorme, incluídos ai os generais e demais altos escalões das FAA, que assistem a tudo sem esboçar reação pois são da mesma laia dos políticos e demais membros dessa organização criminosa.
Vai ser eleito com as urnas não d
Fraudadas 😂😂😂😂
Enquanto isso tem 1000 pessoas presas em penitenciária a mais de um mês..
Presas sem mandatos,
Presas sem flagrante
Presas a mais de 30 dias sem provas tem presos que só estamos no quartel …então que crime cometeram
Presas sendo réu primário
E principalmente Presas em penitenciária SEM SEREM JULGADOS
Enquanto isso preso julgado condenado solto governando este país, não tem um político da lava jato preso…isto é Brasil … ainda hoje vi que liberou um traficante pq não tinham mandato de prisão e falou que não pode usar os 400 kg de droga com prova…de certo vão devolver para o traficante com pedido de desculpa, ordem do STJ… Só AQUI NO BRASIL PARA PRESTAR CONSURSO PÚBLICO PRECISA DE ATESTADO DE ATECEDENTES MAS PARA SER PRESIDENTE E MINISTROS NAO
Kkkkkkk.
O que é felicidade, liberdade, quando se é protegido por demônios?
Contendas!
O escrutínio ainda nem começou.
Os idosos e crianças enganados pelos petistas que invadiram o palácio da Alvorada continuam presos.