A Confederação Israelita do Brasil (Conib) se manifestou a respeito da ideia propagada neste fim de semana por José Genoino. O ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu o início de um boicote contra empresas de judeus. Diante disso, a entidade lembrou o petista: o “antissemitismo é crime” no país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“A Conib repudia veementemente declarações do ex-deputado José Genoino”, afirmou a confederação, ao lembrar que o petista, que chegou a ser preso por causa de condenação no âmbito do Mensalão, também já foi parlamentar. “É uma fala antissemita.”
Em nota divulgada neste domingo, 21, a entidade lembra que promover boicotes contra judeus é uma característica de regimes totalitários. Como exemplo, a confederação citou o regime nazista, que controlou a Alemanha de 1933 a 1945. No período ocorreu o Holocausto, como ficou conhecido o genocídio contra o povo judeu, com mais de 6 milhões de mortes.
Leia mais
Por fim, a Conib registrou seu temor até em nível internacional em decorrência de comentários como o feito por Genoino. A entidade lembrou que Israel — país de maioria judaica — está em guerra contra os terroristas do Hamas. O conflito se deflagrou depois que, em 7 de outubro de 2023, extremistas islâmicos invadiram o território israelense para matar, estuprar e sequestrar centenas de civis.
Conib reforça perigo do antissemitismo
A ação por parte do Hamas vitimou brasileiros. Três foram assassinados no ataque de 7 de outubro. Michel Nisenbaum, por sua vez, está há mais de cem dias sob controle dos extremistas — ele faz parte dos civis que seguem como reféns.
Mesmo assim, o governo brasileiro — sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — não considera o Hamas como grupo terrorista. Pelo contrário. A gestão petista formalizou apoio à África do Sul na acusação de “genocídio” por parte de Israel na Faixa de Gaza, território palestino que serve como base para os extremistas islâmicos.
Leia também: “Empresários se manifestam contra o apoio de Lula à acusação de genocídio praticado por Israel”
“A Conib mais uma vez apela às lideranças políticas brasileiras que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio”, afirmou a entidade, em nota divulgada por meio das redes sociais. “Suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país.”
“O boicote foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha”
A Conib não foi a única entidade a se manifestar por causa da proposta feita por Genoino contra os empresários judeus. A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) também repudiou a fala do ex-presidente do PT. E lembrou: tal afirmação vai contra a legislação brasileira e faz lembrar de um certo líder nazista.
“Além de criminosa, a fala antissemita de Genoíno remete à filosofia de Adolf Hitler”, afirmou a Fisesp, em nota de repúdio. “O boicote foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha.”
Leia também: “Acusar Israel de ‘genocídio’ é uma vergonha para a humanidade”, artigo de Brendan O’Neill, da Spiked, publicado na Edição 200 da Revista Oeste
E mais: “O veneno antissemita”, por J. R. Guzzo
Que se faça cumprir a lei.É crime, e esse senhor deve responder por sua atitude antissemita. Aliás, digna da ignorância histórica de sua fala, de caráter totalitário e preconceituoso.
Onde estão as vozes que berram pelos direitos humanos e de preconceito racial? A luta anti-racista se aplica a todos os povos se distinção.
Esse desgoverno não nos representa. O que esse bandido falou é opinião dele e não do povo honesto desse país.
Como querer boicotar empresas israelense, eles não tem público, boicote que faz com consumidor apoiador. O povo deles não dá para boicote, só os seus ministros, alguns generais, os ladroes do stf, ste, cnj e mais alguns órgãos publicos principalmente do judiciário infestados pelo petismo que colocou este debil mental na presidencia, povão de rua eles não tem.
Esperar que saia o que, das cabeças de criminosos. Ainda mais quando reposicionados, amparados por seus comparsas na mais alta corte da justiça brasileira, em governos de bandidos e medíocre?
Este im.becil não deve ser levado a sério.
Uma por.caria desta contamina o só em respirar, onde expele o esgoto que vem .das suas entranhas.
Um recalcado descarado que nunca foi útil ao país em nada, e sempre viveu como um parasita, recalcado, em resumo um verme ambulante.
Vá se catar, protótipo de gente, vá procurar um veterinário para tentar mostrar as suas…..
Esse fantasma está escapando das catacumbas ?
Era só o que faltava .
Esta faltando a federação Israelita divulgar uma relação de empresas ligadas ao petismo para sabermos quem boicotar não é mesmo?
Não devemos dar ouvidos a um patife como ele. Já está carcomido pela infâmia de sua existência, seus crimes de corrupção, sua canalhice declarada que envergonha os brasileiros.
Já que é crime o que ele disse, processem já…!
O antissemitismo esquerdalha fica cada vez mais evidente; e essa hoste pérfida e inimiga da democracia ainda propaga que a direita é fascista/nazista!
Catástrofes às vezes são necessárias para proporcionar ao povo brasileiro um vislumbre da realidade da insensatez do regime esquerdopata petralha, a qual é uma indicação da profunda podridão que infecta a cultura política do regime esquerdopata e sua missao de tirar proveito do caos, eles nunca deixam uma oportunidade se perder para se dar bem as custas do sofrimento de outros.
Agora eu me sinto no direito de boicotar qualquer tipo de empresa que nutre ou já nutriu alguma simpatia por esses ‘esquerdistas’ espertalhões.
Canalha nazista!
Não adianta notinhas. TEm que processar o cara e denunciar na ONU. E se for feito boicote as empresas que financiaram o PT? E se boicotarem as igrejas que apoiaram o PT? Sem falar nas tvs e universidades…
Não tem que alertar nada. É crime e foi vítima dele? Acione a justiça e para com pudores e medos, é tudo que querem…
É bom avisar a Confederação Israelita que atualmente o Brasil é um país sem constituição e sem leis, comandado por facções criminosas.
Não caiam nessa armadilha. O PT coloca um cadáver político para emitir opiniões polêmicas e testar a reação da opinião pública. Continuem ignorando ele.
Esse antisemitismo é do bem, esse pode.
O amor venceu.