O Congresso Nacional aprovou cerca de 30% de projetos do governo Bolsonaro neste ano. Os dados constam em levantamento do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB), publicados nesta segunda-feira, 6.
Segundo dados do OLB, o melhor desempenho do chefe do Executivo foi registrado em 2020, quando ele conseguiu aprovar 42,9% das propostas. Naquele ano, o Parlamento aprovou medidas contra a pandemia.
Nos primeiros 12 meses no poder em 2019, Bolsonaro aprovou pouco mais de 30% de projetos enviados aos congressistas. Conforme a pesquisa, trata-se do pior desempenho de um presidente desde a redemocratização.
Antes de Bolsonaro, o pior desempenho no Congresso fora registrado em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) se reelegeu. O pico de maior aprovação (90,5%) ficou com o ex-presidente Lula, em 2007, salientou o OLB.
Metodologia
O OLB monitora as vitórias do Poder Executivo através de proporção de propostas apresentadas pelo governo e aprovadas no mesmo ano em relação a todas as proposições enviadas à Câmara.
O que é o OLB
O OLB é um projeto de pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Leia também: “Lula inventou o impostour”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 87 da Revista Oeste
Bando de safados. Será que o brasileiro vai aprender a votar em deputados e senadores ?
Congresso caro e inútil.
Insistiremos com o Jair nas próximas eleições. Continuaremos não dando vida fácil pra esses capangas do mecanismo.
É lógico que no governo lula teve mais aprovações de projetos do governo! Os parlamentares eram comprados com o mensalão! Prá ganhar a mesada mensal que eles ganhavam, certamente aprovariam até loteamento na lua.