A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação nesta sexta-feira, 1º, contra o Conselho Federal de Medicina (CFM) por permitir que médicos prescrevessem cloroquina e hidroxicloroquina a pacientes com covid-19.
A petição foi protocolada na 22ª Vara Cível de São Paulo, com assinatura do defensor público federal João Paulo Dorini, também defensor regional dos Direitos Humanos de São Paulo.
Leia mais: “Em carta, esposa de Anthony Wong fala em ‘tomar medidas jurídicas cabíveis’”
A ação pede indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 60 milhões. Se obtida, a verba será depositada no Fundo de Defesa de Direitos Difusos. O dinheiro poderá ser direcionado a uma finalidade específica ligada ao tratamento de vítimas do vírus chinês.
O caso
Em abril de 2020, o CFM emitiu parecer sobre o tratamento precoce para a covid-19. Esse documento estabelece que cabe ao médico realizar a terapêutica que julgar adequada, desde que haja concordância do paciente contaminado, “elucidando que não existe benefício comprovado no tratamento farmacológico dessa doença e obtendo o consentimento livre e esclarecido”. O CFM ressalta que não apoia nem condena o tratamento precoce.
A autorização da prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina consta no Parecer nº 4/2020.
Pressão
A ação pede que o CFM retire a liberdade de orientação do uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da doença. Além disso, solicita que o conselho oriente ostensivamente a comunidade médica e a população em geral sobre a “ineficácia” dos medicamentos para tratar a infecção respiratória. O texto ainda pede que o CFM pague pelo tratamento das pessoas que fizeram uso dos fármacos e apresentaram sequelas.
Leia também: “Epidemia perde força na Índia”
Interessante que o tal parecer nº 4/2020 não consta nada sobre permissão!
Sim… Médicos não entendem nada de medicina. Quem entende mesmo são os políticos e alguns comentaristas aqui.
É cansativo.
Ontem o próprio pr espalhou uma fake news que 5 pessoas que tomaram a vacina da pfizer, morreram, Punição!!!!
Punição aos responsáveis pela divulgação do kit kovid e negacionistas da vacinação, que mata piolho menos infecção pulmonar!
Maciel, como você é burro. Os medicamentos, que você estupidamente chama de kit covid, são profiláticos ou mesmo para serem administrados ANTES que o paciente com covid tenha infecção pulmonar. Com infecção pulmonar o jeito é UTI mesmo. E o Conselho Federal de Medicina está correto ao defender a autonomia médica sempre.
O que esperar de gente mesquinha? Lutam contra a população só para fazer birra ao Presidente? A DPU devia se preocupar com coisas de sua alçada e não procurar os holofotes para seus 15 minutos. Dá vergonha da área jurídica brasileira! A OAB vermelha e vendida; a DPU procurando fama; o stf quintal do psol e do pt; o tse alheio à vontade popular de modernizar as eleições; O QUE TODOS TEM EM COMUM?
Judiciário podre!
É A MANJADÍSSIMA INDÚSTRIA DA INDENIZAÇÃO. AFINAL, COMO VIVERIAM
OS ESPERTOS SE NÃO FOSSEM OS TOLOS ????
Esses funcionários marajás não tem mais o que fazer?
Qual o sentido disso? A Defensoria é que deveria recomendar ou não medicamentos?
Que tal o Conselho Federal também processar essa porcaria da DPU? Já passou da horas de idiotices serem tratadas na mesma ferradura!
A judicialização a serviço de uma narrativa. Querer impor como o CFM deve orientar os médicos é mais um surto autoritário do ativismo judicial. Eles perderam a vergonha de vez.
Esse pessoal do DPU que ajuizou a ação contra o CFM só pode ser doente mental.
Absurdo !!!! O MPF serve para servir o povo ou à esquerda?????
Que a esquerda pague seus custos majestosos , então !!! Bando de parasitas !!!!!
Porquê não processam os prefeitos que liberaram o Carnaval ? A Globo que incentivou o Carnaval? O Mandeta que orientou todos a morrerem em casa ?0s governadores e prefeitos que roubaram os recursos públicos destinados à saúde ?? Os fdp dos ministros do STF que deram carta branca pra toda esta orgia acontecer ????
Tenho 58 anos. Sou cardiopata. Peguei COVID em março. Forte. Tratei no primeiro sintoma com ivermectina, hidroxicloroquina, vit D, zinco e azitromicina. Em dez dias estava plenamente recuperado.
Tomou os remédios e ficou bom? Então aguarde a PF em sua casa que vai ser preso.
No primeiro sintoma! Essa é a decisão acertada! A maioria não entende isso: tratamento inicial, tratamento precoce.
Isso é surreal, a diferença entre o bem e o mal nunca foi tão bem definida. Hj nossas ações são de proteger as instituições e as instituições estão cagando pra nós.
Sinto pela minha alma, já a perdi, e se dependesse de mim, estaria pagando uma pena eterna por carregar tanto odio.
Como pode um defensor público canastrão e politiqueiro desses pretender interferir no ato médico – que tem escoro legal – e que é o que o CFM defende? Não tem mais o que fazer???
Virou medico o defensor. Mais uma escrotice petista. Fique em casa e espere a intubação
Daqui a algum tempo vão prender quem tomou o remédio. Tomem nota.
E quem usou o “protocolo Mandetta”, morreu ou ficou com COMORDIDADES? Pode requerer a indenização em CREPTOMOEDAS e BITICOIOS?
De qual buraco do esgoto saiu essa figura patética, mais um ungido pela extrema ignorância se achando senhor do Universo. Esse Fdp tinha que pegar covid e implorar por tratamento.
Tiveram tanto trabalho de espalhar o vírus, apavoraram e trancaram todo mundo ( e nem foi tão difícil, a turma aceitou), acabaram com nossas liberdades, desenvolveram umas vacinas aí que resolve até um certo ponto ( daí a desculpa pra todos continuarem quietinhos), mas garantiram uma forma de se encherem de dinheiro eternamente. Mas descobrem que um remédio baratinho resolve. Aí também ninguém merece, os caras tem tanto trabalho e a gente vem estraga tudo usando cloroquina? Vai que alguém descobre que tratando não precisava nem decretar pandemia? Já pensou? Acaba a festa!
Está chegando o Carnaval, viva o Mandetta!!
Viva o dr Drausio Varella!.Viva a globeleza!.Viva as gostosas!..Viva as putas que pariram essa gentalha que detestamos!
Esqueci de slgo:
Viva a gripezinha!!!
Algo é a gripezinha que o médico globeleza tranquilizou a população desfazendo se dos chineses.
Deixa eu ver se entendi , um indivíduo que não entende de medicina quer processar o CFM por um medicamento de baixíssima toxidade se usado na concentração indicada , e a verba da multa será destinada ao tratamento de uma doença que eles querem cancelar o tratamento imediato ou ajudar pessoas que saíram com sequelas que foram acusadas pelos vírus , e não põe 5 dias de HCQ . Pelo jeito este advogado não tem medo de expor a própria contradição,ou seria loucura?
São as duas coisas, Cilmara. E deve ter muitas coisas ainda por trás disso tudo.
Defensoria pública? Comunistas colocados pelo PT, que são os verdadeiros negacionistas. Como não temos justiça, vão extorquir o Conselho Federal de Medicina, na cara dura, na mão grande. Temos que acabar com isso.
Agora estamos chegando lá!
Os medíocres e limitados indivíduos que não tinham capacidade para estudar Medicina ou Engenharia, querem, por força da coerção Judicial, determinar qual é o tratamento ideal para a saúde humana!!!
Aqui temos um exemplo crasso do Efeito Dunning-Kruger!!!
Que loucura!!!
Falou Muito Bem! Isso eh resultado do aparelhamento do Pais pela esquerda medíocre transtornada mental sem moral, sem caráter e falta de ética! Esta cheio de sabichões espalhados em vario setores. Tudo pra ser baba ovo e pagador de pedágio de padrinho politico! Lastimavel! A esse tipo de gente esta fadado ao fracasso e a podridão de alma!
Exatamente isso, Nelson Rodrigues já dizia: =>”Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”<=.
Q Hipocrisia! Enquanto alguns países passam pano p China, que criou e disseminou o vírus, agora querem punir o CFM por permitir que médicos prescrevessem cloroquina e hidroxicloroquina, onde NINGUÉM sabe a cura desse vírus! E a vacina esta sendo usada em testes, ate hj! Qual a logica disso???
Deveria o mundo inteiro processar a China pela omissão!
Deve se processar o Doria e o Medico Malandro David Uip, pq em alto e bom som disseram que descobriram o uso da Cloquinha!
Processe o Doria também pq em alto em bom som, foi ele e o David Uip descobriram a eficacia do remédio!
Eu disse 260 milhões de brasileiros o certo é 260 mil brasileiros.
Acho que seria o contrário, todos os negacionistas do tratamento precoce deveriam ser processados por genocídio pois é só ver o que aconteceu em Porto Seguro lá temos 1500 mortes por milhão e no Brasil 2720 mortes por milhão. A indenização para os genocidas deveria ser de 100 bilhões de reais, pelas mortes de 260 milhões de brasileiros.
Só com muita fé e muita terapia a gente consegue seguir em frente, se preservando dessa injustiça e valores invertidos. Quanto sonhamos por um freio nisso tudo….!!!!!
Ainda bem que quem receita medicamentos não é um funça militante, e sim um MÉDICO. Médicos e enfermeiros, estes sim são heróis que salvam vidas.
– O Incrível caso do medicamento “sem eficácia comprovada”, mas que funciona.
– Deveria ser melhor estudado.
– Aaaah… tá. Mas ai não venderia vacina.
– Entendi.
Eita, que nunca vi tanta desgraça pra pertubar esse conselho que ajudou a salvar ranta gente. Essa defensoria de bosta tá cheia de comunistas.
Insanidade que chama um tipo de ação jurídica dessa ??
Quando acometidos pela doença iam até João de Deus. Hipócritas!
Quem teve família afetada com esse kit covid. Tudo bem? Um dia todo mundo morre mesmo!
Washington Oliveira
cretino! jumentóide beócio e energúmeno!
É defensoria, procuradoria, ministério público, e por aí vai. Só fazem política.
Que Estupidez tremenda da Defensoria… Verdadeira ação anti-vida essa. Gente que deveria entender se Leis, mas, pelo visto, só sabe de ideologia da Opressão, querendo destruir a autonomia dos Médicos.
Queria saber quem a defensoria pública vai responsabilizar pelas mortes de quem tomou as vacinas?
Concordo. A familia daqueles que faleceram por Covid ou aqueles que tiverem algum efeito colateral grave deveriam responsabilizar juridicamente tambem certos ditadores travestidos de senadores.
Acabou a liberdade. Tem que pensar igual a eles. Receitar dipirona para tratamento do covid pode.
Mais uma instituição aparelhada!