publicidade
Política

Coronel Naime recebe liberdade provisória

Militar vai ter de usar tornozeleira eletrônica, determinou Moraes

Advogado recorda que Naime, réu do 8 de janeiro, estava de férias e não tinha responsabilidades pelas escalas | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Advogado recorda que Naime, réu do 8 de janeiro, estava de férias e não tinha responsabilidades pelas escalas | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória ao coronel Naime, nesta segunda-feira, 13.

A decisão de Moraes se deu depois de parecer da Procuradoria-Geral da República a favor da soltura.

Receba nossas atualizações

“Estou muito feliz”, disse Mariana, mulher de Naime. Conforme ela, o militar está com tornozeleira eletrônica.

Moraes determinou as seguintes medidas restritivas:

  • Proibição de se ausentar do Distrito Federal;
  • Recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana;
  • Obrigação de se apresentar perante a Justiça, no prazo de 48 horas e comparecimento semanal, todas as segundas-feiras;
  • Proibição de se ausentar do país, com obrigação de realizar a entrega de seus passaportes no Juízo da VEP/DF, no prazo de 5 dias;
  • Cancelamento de passaportes;
  • Suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo, bem como de quaisquer certificados de registro para realizar atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro desportivo e caça;
  • Proibição de utilização de redes sociais;
  • Proibição de comunicar-se com os demais envolvidos no 8 de janeiro, por qualquer meio.

Coronel Naime

Naime foi preso durante a Operação Lesa Pátria, que investiga o 8 de janeiro. Ele era chefe do departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal desde abril de 2021. Quando a manifestação ocorreu, Naime estava de folga. Ele havia pedido dispensa na véspera.

Formado em Direito, Naime é bacharel em segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília.

Militar teve problemas de saúde

Em dezembro do ano passado, quando ainda estava preso, Naime precisou ser levado às pressas para um hospital.

Isso porque, à época, ele recebeu o diagnóstico de trombo na veia cefálica, na região do bíceps.

De acordo com o boletim médico, Naime apresentava “sinais compatíveis com tromboflebite aguda da veia cefálica”.

Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste

10 comentários
  1. Marcus Duarte
    Marcus Duarte

    Moraes soltou Naime mas tirou a sua liberdade fora da prisão. Moraes será julgado e condenado pelos seus inúmeros e inconstitucionais crimrs contra a humanidade! O Cel. Naime pelo menos passa a conviver com sua família novamente, com os amigos, retorna ao seu lar e se fortifica para as batalhas que virão! Parabéns Desembargador Sebastião Coelho pela vitória! O inimigo irá tombar em breve!

  2. JAIR FERNANDES MACHADO
    JAIR FERNANDES MACHADO

    Enquanto isso a pior espécie deste país foi tirado da gaiola e colocado na presidência por esse mesmo psicopata, é um país de covardes somos todos…

  3. Rômulo Eustaquio Braga
    Rômulo Eustaquio Braga

    liberdade “entre aspas “ …. O coronel continua em prisão …. agora domiciliar

  4. Liliane Maria Lemos De Paula Martins
    Liliane Maria Lemos De Paula Martins

    Que o Coronel peça uma indenização pela prisao ilegal.

  5. Donizeti Esaú dos Santos
    Donizeti Esaú dos Santos

    Inacreditável o que este ministro tem feito sem piedade . Tenho pena dele o que está por vir lá de cima!!!!

    1. Liliane Maria Lemos De Paula Martins
      Liliane Maria Lemos De Paula Martins

      La de cima não vem nada. Quero ver o que precisa vir daqui de baixo. Só descanso quando o ovo for esfacelado.

    2. Liliane Maria Lemos De Paula Martins
      Liliane Maria Lemos De Paula Martins

      Que o Coronel entre com Processo, assim que possivel pedindo indenização .

  6. FATIMA
    FATIMA

    O cara ainda não está satisfeito de ter mantido o coronel preso sem provas e vai continuar mantendo-o preso à tornozeleira eletrônica.
    Sadismo e crueldade sem limites.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.