CPI da Covid vota relatório final nesta terça-feira

Documento pede o indiciamento de 80 pessoas
-Publicidade-
Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid
Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 vota nesta terça-feira, 26, o relatório final elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Trata-se do último ato da CPI, criada há seis meses para investigar supostas ingerências do governo federal durante a pandemia do coronavírus.

O documento pede o indiciamento de 80 pessoas físicas e jurídicas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e duas empresas por 29 tipos penais diferentes. Leia o relatório na íntegra aqui.

Na versão definitiva, o relator retirou o pedido de indiciamento do chefe do Executivo federal pelo crime de genocídio contra os povos indígenas. A decisão partiu do grupo majoritário da CPI, conhecido como G7.

-Publicidade-

Leia também: “Circo Parlamentar de Inquérito”, reportagem de Silvio Navarro e Afonso Marangoni publicada na Edição 61 da Revista Oeste

Foram atribuídos a Bolsonaro os seguintes crimes: (1) prevaricação; (2) charlatanismo; (3) epidemia com resultado de morte; (4) infração a medidas sanitárias preventivas; (5) emprego irregular de verbas públicas; (6) incitação ao crime; (7) falsificação de documento particular; (8) crime de responsabilidade; e (9) crime contra a humanidade.

Também aparecem na lista os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho), Walter Braga Netto (Defesa), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Uma vez aprovado pelo colegiado, o parecer será levado para apreciação da Procuradoria-Geral da República (PGR), chefiada por Augusto Aras.

Leia mais: “A imprensa a favor da censura”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 72 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Bando de vagabundos !!!! Se não fosse o pacto descarado com o STF , 80% deste senado estava em cana e 90% do STF já tinha se destituído !!!!!
    E na cabeça do povo só futeboooooollll !!!!!!

  2. ALGUÉM SABE DIZER SE A PAPELADA DESSA TAL CPI VAI SER VENDIDA A GRANEL?
    ESTOU PRECISANDO DE PAPEL PARA RECOLHER AS FEZES DE MEU GATO
    E DO MEU CACHORRO!

  3. Ainda esse lixo dando notícia? Emitam o relatório que quiserem; ele é tão relevante quanto o tal “G7” de senadores acéfalos e venais.

  4. Irá para a latrina política como n poderia deixar de ser. Perda de dinheiro e tempo com esse bando criminoso do G7 e outros senadores do puxadinho q se prestaram a assinar essa merda.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.