publicidade
Política

CPI das ONGs vai ouvir a Natura sobre exploração de indígenas

Nativos são usados para colheita de sementes usadas em cosméticos

exploração de indígenas
O senador Plínio Valério, presidente da CPI das ONGs | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM), vai apresentar um requerimento para cobrar explicações da Natura e da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Coomflona).

A intenção do parlamentar é ouvir a empresa e a cooperativa sobre a possível exploração de indígenas na fabricação de produtos.

Receba nossas atualizações

Em depoimento à comissão, o cacique da aldeia Bragança, Manoel dos Santos Correa, disse que indígenas estariam buscando indenizações na Justiça.

Eles denunciam suposto pagamento irrisório pela colheita de sementes de copaíba e andiroba, revendidos por valores vultosos pela cooperativa para a indústria de cosméticos.

O cacique afirma que o Coomflona contrata os indígenas, os leva para o mato para colher as sementes, com chuvas e se arriscando com cobras, e paga uma diária de apenas R$ 3.

Cacique quer que a Natura explique na CPI das ONGs possível exploração de indígenas

Em contrapartida, 1 litro de sementes é vendido para a Natura por valores que chegam a R$ 1 mil. O cacique afirma que as ONGs atuam na região apenas para captar recursos no Brasil e no exterior, em nome dos indígenas. Ele diz ainda que os explorados têm medo de fazer denúncias.

“Por que eles podem vender para a Natura milhões de toneladas de sementes?”, perguntou o cacique. “E o litro? Pagando diária de R$ 3, enquanto o litro da copaíba estão vendendo para fora a R$1 mil?”

Ainda de acordo com o cacique, a floresta é rica em andiroba. Já as comunidades são submissas às ONGs. “Bora! Vocês têm de juntar e entregar tantas toneladas”, pressionam as organizações, ao afirmarem que os recursos das sementes nunca chegaram para as comunidades.

“Por que o índio não pode fazer também? Criamos uma cooperativa indígena, e eles nos embargaram. Essa Coomflona, que é uma cooperativa mista, criou várias ‘ONGzinhas’ lá dentro de associações para falar contra a gente”, disse o cacique.

“Eles implantaram em cada comunidade um cacique, para não nos deixar trabalhar e para não deixar que possamos nos desenvolver”, acrescentou.

Leia também

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    Tinha a mais absoluta certeza que estas ONGs são Máfias travestidas.
    As ONGs tudo, aos indios, trabalho análogo à escravidão.
    Pior é saber que empresas de cosméticos fazem parte disso.
    Dentro da mata, tudo é escondido com requintes de perversão.

  2. Niuce
    Niuce

    Essa eu quero acompanhar. Essas ONGs tem que se ferrarem e a NATURA também. Preços absurdos e p/ o índio 3 reais. Porisso que a Natura doou muito dinheiro p/ eleição do PT. TEM QUE ACABAR ESSA NAMATA!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade