A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs recebeu, nesta terça-feira, 29, o apoio de quase cem indígenas da comunidade Pari Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira (AM).
O grupo fez o abaixo-assinado em apoio à CPI, depois de pressão de um ajuntamento local, ligado a uma federação que tem elo com o Instituto Socioambiental, o ISA, contra uma diligência da comissão, a ser realizada no município em 31 de agosto, conforme a CPI.
CPI das ONGs recebe denúncia de lideranças indígenas sobre exploração de ONGs
Em julho deste ano, lideranças indígenas da cidade denunciaram ONGs e o ISA. Isso porque esses grupos do terceiro setor estariam interessados nas riquezas naturais da região.
Domingos Brandão, uma das lideranças, afirmou que projetos de ONGs prometidos para o local não são concretizados. As ONGs, contudo, firmam convênios milionários com o governo federal, a fim de realizar essas atividades supostamente em defesa dos indígenas.
Alberto Brazão Góes, liderança ianomâmi, disse que seu povo é “matéria-prima para ONGs” e citou o ISA como uma das entidades que executam projetos “sem resolutividade”; ele pede transparência na prestação de recursos acessados por elas junto ao poder público federal e a países estrangeiros.
Leia também: “Picaretas da Amazônia”, reportagem publicada na Edição 91 da Revista Oeste
Algué já listou estas ONGs atuantes na Amazônia e quento elas recebem do desgoverno atual ?
Devem ser milhares…
ONGs no nome, ladrões da nossa Amazonia na realidade. Em conluio com o pt, sempre.