publicidade
Coronavírus — Brasil, Política

Cresce pressão na Câmara para manter eleições 2020 em outubro

Há uma clara divisão sobre as eleições 2020: Centrão defende manutenção de datas; esquerda defende adiamento

eleições 2020
Plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Há uma clara divisão sobre as eleições 2020: Centrão defende manutenção de datas; esquerda defende adiamento

eleições 2020
Plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Após a reabertura gradual da economia em alguns Estados, cresceu a pressão dentro da Câmara, principalmente dos deputados ligados ao chamado Centrão, para que as eleições de 2020 não sejam adiadas. Conforme a Constituição, neste ano, o primeiro turno da disputa deve ocorrer no dia 4 de outubro, e o segundo turno em 25 de outubro.

Receba nossas atualizações

Integrantes de partidos como Republicanos, Progressistas, PL, PTB, Solidariedade e PSD alegam que a tendência é que ocorra um natural achatamento da curva de contaminação da covid-19 até outubro e que não seria necessário um adiamento. Durante essa semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Roberto Barroso, citou a possibilidade de postergar o pleito para 6 de dezembro. Deputados do PSL e também da esquerda, como do PT, têm citado essa como uma data ideal para as eleições municipais.

Revista Oeste: Cloroquina, a solução que venceu a ideologia

O líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), acredita que as próximas semanas serão fundamentais para que a Casa tenha um parâmetro concreto sobre a evolução da doença no País. “Creio que uma decisão por volta do dia 30 de junho teremos um parâmetro mais realista do cenário da pandemia para o 2° semestre. Será a ciência ao final que vai decidir [sobre o adiamento das eleições]”, defende o parlamentar.

Nesta terça-feira, 9, o Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou ofício ao Congresso Nacional defendendo a manutenção das eleições para outubro.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade