O governo Luiz Inácio Lula da Silva alçou o Brasil ao mesmo patamar de Cuba, China e Coreia do Norte, que reconheceram o resultado das eleições presidenciais da Venezuela. Na segunda-feira 29, tanto o Itamaraty quanto o Partido dos Trabalhadores (PT) evitaram condenar as ilegalidades verificadas no pleito.
A lista de ditaduras que reconheceram a eleição na Venezuela é formada pelos seguintes países:
- China;
- Rússia;
- Irã;
- Azerbaijão;
- Qatar;
- Bielorrússia;
- Sérvia;
- Cuba;
- Nicarágua;
- Bolívia;
- Honduras;
- Antígua e Barbuda;
- São Vicente e Granadinas;
- Dominica;
- Madagascar;
- Guiné-Bissau; e
- Coreia do Norte.
Brasil de Lula considera processo eleitoral na Venezuela “tranquilo”
Nesta terça-feira, 30, o presidente comentou a eleição na Venezuela, que ocorreu no domingo 28. “Como vai resolver essa briga?”, perguntou Lula, em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso. “Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso.”
As atas são boletins que registram os votos de cada urna. No processo eleitoral do domingo, as atas não foram devidamente apresentadas pelas autoridades. O governo venezuelano fala de falhas no sistema.
Lula disse estar convencido de que o processo eleitoral venezuelano é “normal, tranquilo”. “O que precisa é que as pessoas que não concordem tenham o direito de se expressar, tenham o direito de provar que não concordam, e o governo tenha o direito de provar que está certo”, observou.
Depois da reação negativa de sete países latino-americanos, Maduro expulsou o corpo diplomático da Argentina, do Chile, da Costa Rica, do Panamá, do Peru, da República Dominicana e do Uruguai.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Depois do pleito, uma onda de protestos contra o regime chavista tomou conta da Venezuela. Pelo menos quatro pessoas morreram. Em nota divulgada na manhã da segunda-feira, o governo do Brasil informou que “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”.
O que diz o governo Lula
“O presidente segue defendendo que, antes de qualquer conclusão a respeito do pleito, é necessária a apresentação das atas de votação, o que ainda não ocorreu. Isso foi dito na entrevista à Globo MT.
Foi esse também um dos principais pontos de concordância da conversa de ontem com o presidente dos EUA Joe Biden, conforme a Revista Oeste pode conferir nas notas divulgadas pelo Brasil e pela Casa Branca.
Não existe nenhum documento do governo brasileiro que indique ou insinue reconhecimento ao resultado da eleição venezuelana proclamado.”
Até quando teremos que conviver com esse ladrão com devaneios de ditador na presidência?
Sempre do lado errado da história.
O chorume que sai da boca desse ladrão de 9 dedos, narcopresidente, não vale nada! Esse maldito, descondenado pelo braço togado da quadrilha, tem que ser extirpado (como ele gosta de dizer) da vida pública do Brasil. Ah, e que leve junto, para o inferno, os patifes do stfede e tse!
O chifrudo velhaco e sem vergonha desmoraliza o povo brasileiro
Interessante… Para o nine, lá pode haver protestos e recursos! Mas aqui, não. O STF/TSE não permite, prende e condena a 17 anos de prisão.
Mas aqui também é uma ditadura
Essa vergonha para o povo Brasileiro deve ser debitada ao judiciário que tramou pela volta desse verme carniça , sabotou e desrespeitou 60 milhões de eleitores do Bolsonaro, por toda perseguição ao ponto de declararem que venceram o bolsonarismo , agora embale esse filho do demo, que está destroçando a economia os princípios, de sociedade e implantando regime comunista.
Alguém avisou oao molusco que o banho de sangue JÁ COMEÇOU e mais de 11 civis foram mortos e mais 700 pessoas foram presas ?
Deve ter tomado aquele chá concentrado de camomila para dar uma declaração dessas…!
Será que o recurso sugerido terá multa e congelamento de contas?